Como os professores avaliam as argumentações e provas matemáticas de alunos da escola básica?

Autores

  • Carlos Augusto Aguilar Júnior Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.007

Palavras-chave:

Argumentação, Prova e Demonstração Matemática, Formação docente, Concepções de Professores

Resumo

Este artigo relata pesquisa brasileira realizada no campo da argumentação e prova na Educação Matemática, que se deu em duas fases, à semelhança da pesquisa de Hoyles (1997): em um primeiro momento, mapeamos, por Balacheff (1988), os tipos de argumentação e prova que os alunos do ensino fundamental apresentaram frente a problemas de aritmética e geometria; em um segundo momento, após análise e tabulação destes resultados,  foi  montado  um questionário  no  qual o professor deveria avaliar as respostas selecionadas dos discentes aos problemas apresentados. Dessa forma, a pesquisa consistiu em avaliar as concepções de 59 professores de Matemática de Ensino Básico em relação à argumentação e prova apresentadas pelos alunos. O levantamento mostrou que a grande maioria dos professores opta e avalia melhor respostas que apresentam um maior rigor técnico,  como  requer  a  Matemática,  o que  é  relevante  do  ponto  de  vista  da  formação  e  das concepções/saberes do professor e preparo para a sala de aula. Por outro lado, houve respostas bastante consistentes e convincentes dos alunos, mas que fogem aos padrões de rigor, que não foram tão bem avaliadas pelos professores, levando-nos a inferir que parte considerável desses professores não valorizam o raciocínio do aluno.

Referências

AGUILAR JÚNIOR, C. A.; NASSER, L. Analisando justificativas e argumentação matemática de alunos do ensino fundamental. Revista Vydia, vol 32, n. 2, p.133-147. Santa Maria (RS), Brasil, 2012.

ALMEIDA, J. C. P. Argumentação e prova na matemática escolar do Ensino Básico: A soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo. 221 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica – SP, São Paulo, Brasil, 2007.

BALACHEFF, N. Aspects of proof in pupils’ pratice of school mathematics. In: PIMM, D. (ed.), Mathematics, teachers and children, pp. 216-235, Hodder & Stoughton, Londres, Inglaterra.

BOAVIDA, A. M. R. A argumentação na aula de Matemática: Olhares sobre o trabalho do professor. In: AMRB: XVI SIEM, Anais... do AMRB: XVI SIEM, Lisboa, Portugal, 2005.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 88f. Secretaria de Ensino Fundamental – SEF/MEC – Brasília, Brasil, 1997.

CSIKOS, Csaba A.Measuring students’ proving ability by means of Harel and Sowder proof- categorization. Proceedings of PME-23, v. 2, p. 233-240, Haifa, Israel, 1999.

FURINGHETTI, F.; PAOLA, D. Shadows on Proof. PME, v. 21, pp. 273-280, Lahit, Finlândia, 1997.

FERREIRA, L. D. Provas Algébricas: uma investigação sobre as justificativas de estudantes da educação básica. 133f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática). – Pontifícia Universidade Católica – SP, São Paulo, Brasil, 2008.

GOUVÊA, F. A. T. Aprendendo e ensinando geometria com a demonstração: uma contribuição para a prática pedagógica do professor de Matemática do ensino fundamental. 264f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica – SP, São Paulo, Brasil, 1998.

GRINKRAUT, M. L. Formação de professores envolvendo a prova matemática: um olhar sobre o desenvolvimento profissional. 349 f. Tese (Doutorado em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica – SP, São Paulo, Brasil, 2009.

HANNA, G. Some Pedagogical Aspects of Proof. Interchange. vol 21, nº 1, pp 6-13, Ontario, Canadá, 1990.

. Challenges to the Importance of Proof. For The Learning Mathematics (FLM Publishing Association), nº 15, vol. 3, pp. 42-49, British Columbia, Canadá, 1995.

SOWDER, L.; HAREL, G. Types of Student’s Justifications. The Mathematics Teacher , vol. 91, n. 8, pp. 670-675, NCTM, Estados Unidos, 1998.

HEALY, L.; JAHN, A. P.; PITTA COELHO, Sonia. Concepções de Professores de Matemática sobre prova e seu ensino: mudanças e contribuições associadas à participação em um projeto de pesquisa. In: 30ª Reunião Anual da ANPEd. Anais... da 30ª Reunião Anual da ANPEd: 30 anos de pesquisa e compromisso social, Caxambu, Brasil, 2007.

HOYLES, C. The Curricular Shaping of Students’ Approaches to Proof. For the Learning of Mathematics 17, 1, pp. 7 – 15, FLM Publishing Association, Vancouver, British Columbia, Canada, 1997.

KNUTH, E. J. Teacher’s conceptions of Proof in the context of secondary school mathematics. Journal of Mathematics Teacher Education, n. 5, p. 61-88, Kluwer Academic Publishers, Suíça, 2002.

MIYAKAWA, T. Relation between Proof and Conception: the case of proof for the sum of two even numbers. PME, v. 26, pp. 353-360, Lahit, Finlândia, 2002.

PIETROPAOLO, R. C. (Re)significar a demonstração nos currículos da Educação Básica e da Formação de Professores de Matemática. 388f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo, Brasil, 2005.

Downloads

Publicado

01-01-2019

Como Citar

AGUILAR JÚNIOR , C. A. . Como os professores avaliam as argumentações e provas matemáticas de alunos da escola básica?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 74, p. 88–109, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.007. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/172. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos