Como os professores avaliam as argumentações e provas matemáticas de alunos da escola básica?

Autores

  • Carlos Augusto Aguilar Júnior Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.007

Palavras-chave:

Argumentação, Prova e Demonstração Matemática, Formação docente, Concepções de Professores

Resumo

Este artigo relata pesquisa brasileira realizada no campo da argumentação e prova na Educação Matemática, que se deu em duas fases, à semelhança da pesquisa de Hoyles (1997): em um primeiro momento, mapeamos, por Balacheff (1988), os tipos de argumentação e prova que os alunos do ensino fundamental apresentaram frente a problemas de aritmética e geometria; em um segundo momento, após análise e tabulação destes resultados,  foi  montado  um questionário  no  qual o professor deveria avaliar as respostas selecionadas dos discentes aos problemas apresentados. Dessa forma, a pesquisa consistiu em avaliar as concepções de 59 professores de Matemática de Ensino Básico em relação à argumentação e prova apresentadas pelos alunos. O levantamento mostrou que a grande maioria dos professores opta e avalia melhor respostas que apresentam um maior rigor técnico,  como  requer  a  Matemática,  o que  é  relevante  do  ponto  de  vista  da  formação  e  das concepções/saberes do professor e preparo para a sala de aula. Por outro lado, houve respostas bastante consistentes e convincentes dos alunos, mas que fogem aos padrões de rigor, que não foram tão bem avaliadas pelos professores, levando-nos a inferir que parte considerável desses professores não valorizam o raciocínio do aluno.

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Publicado

01-01-2019

Como Citar

AGUILAR JÚNIOR , C. A. . Como os professores avaliam as argumentações e provas matemáticas de alunos da escola básica?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 74, p. 88–109, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.007. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/172. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos