Construções Geométricas no Espaço: discutindo o enunciado de uma atividade
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2019.006Palavras-chave:
Geometria Espacial, GeoGebra, Experimentação-com-Tecnologias, Investigação MatemáticaResumo
Este artigo apresenta discussões referentes ao processo de elaboração de atividades com software GeoGebra e suas ferramentas tridimensionais. A atividade apresentada foi realizada e discutida com alunos de licenciatura em Matemática, que apresentaram suas contribuições para o aprimoramento do enunciado da mesma. O processo criativo nesse cenário foi analisado de um ponto de maneira qualitativa, norteado por tópicos como: (1) enunciado da atividade - aspectos acerca da clareza das questões; (2) uso de tecnologias digitais - experimentação-com-tecnologias; e (3) investigação matemática - proposta da atividade no fomento da descoberta. Os resultados deste estudo contribuem com o que se refere ao uso de tecnologias digitais em Educação Matemática em um cenário de formação inicial de professores de Matemática na exploração de conteúdos de Geometria com o uso do software GeoGebra.
Referências
ALVES, G. S.; SOARES, A. B. / Geometria Dinâmica: um estudo de seus recursos, potencialidades e limitações através do software Tabulae. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Campinas, 2003. Disponível em <http://www.GeoGebra.im- uff.mat.br/biblioteca/WIE_George_Adriana.pdf>. Acesso em: 26 de mar 2017.
BAIRRAL, M. A. / Tecnologias da informação e comunicação na formação e Educação Matemática. vol. 1, Seropédica: Ed. da UFRRJ, 2009.
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. S. R; GADANIDIS, G. / Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Internet e sala de aula em movimento. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. / Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. v. 39. New York: Springer, 2005.
BORTOLOSSI, H. J. / Criando conteúdos educacionais digitais interativos em matemática e estatística com o uso integrado de tecnologias: GeoGebra, JavaView, HTML, CSS, MathML e JavaScript. In 1ª. CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA DE GEOGEBRA, 2012, São Paulo.
BREDA, A.; TROCADO, A.; SANTOS, J. / O GeoGebra para além da segunda dimensão. Revista Indagatio Didactica, Aveiro v. 5, n.1, p. 60-84, jul 2013.
CORRADI, D. K. S. / Investigações Matemáticas. Revista da Educação Matemática da UFOP, v.I, 2011 - XI Semana da Matemática e III Semana da Estatística, 2011, p.162. ISSN 2237-809.
EUCLIDES. / Os Elementos. Trad. Irineu Bicudo. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.
FERREIRA, A. B. H. / Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa / Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. 3. Ed. Curitiba: Positivo, 2004.
HONORATO, V. S. / Elaborando atividades matemáticas com o software GeoGebra. 2018..157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2018.
IEZZI, G; DOLCE, O; DEGENSZAJN, D; PÉRIGO, R. / Matemática: volume único. Ed. 4. São Paulo: Atual, 2007
MARSHALL, M. N. / Sampling for qualitative research. Family Practice, V.13, n. 6, p. 522- 26, 1996.
PONTE, J. P; / Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.) O professor e o desenvolvimento curricular, Lisboa: APM, 2005.
PONTE, J. P.M.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. / Investigações matemáticas na sala de aula. 3 ed.. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
SANTOS, S. C.; / A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: O caso da Geometria Euclidiana Espacial. 2006.. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.