Construções Geométricas no Espaço: discutindo o enunciado de uma atividade

Autores

  • Vinícius Honorato Mestre em Educação Matemática
  • Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva Professor, UNESP

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.006

Palavras-chave:

Geometria Espacial, GeoGebra, Experimentação-com-Tecnologias, Investigação Matemática

Resumo

Este artigo apresenta discussões referentes ao processo de elaboração de atividades com software GeoGebra e suas ferramentas tridimensionais. A atividade apresentada foi realizada e discutida com alunos de licenciatura em Matemática, que apresentaram suas contribuições para o aprimoramento do enunciado da mesma. O processo criativo nesse cenário foi analisado de um ponto de maneira qualitativa, norteado por tópicos como: (1) enunciado da atividade - aspectos acerca da clareza das questões;  (2)  uso  de  tecnologias digitais  - experimentação-com-tecnologias;  e  (3)  investigação matemática - proposta da atividade no fomento da descoberta. Os resultados deste estudo contribuem com o que se refere ao uso de tecnologias digitais em Educação Matemática em um cenário de formação inicial de professores de Matemática na exploração de conteúdos de Geometria com o uso do software GeoGebra.

Referências

ALVES, G. S.; SOARES, A. B. / Geometria Dinâmica: um estudo de seus recursos, potencialidades e limitações através do software Tabulae. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Campinas, 2003. Disponível em <http://www.GeoGebra.im- uff.mat.br/biblioteca/WIE_George_Adriana.pdf>. Acesso em: 26 de mar 2017.

BAIRRAL, M. A. / Tecnologias da informação e comunicação na formação e Educação Matemática. vol. 1, Seropédica: Ed. da UFRRJ, 2009.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. S. R; GADANIDIS, G. / Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Internet e sala de aula em movimento. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. / Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. v. 39. New York: Springer, 2005.

BORTOLOSSI, H. J. / Criando conteúdos educacionais digitais interativos em matemática e estatística com o uso integrado de tecnologias: GeoGebra, JavaView, HTML, CSS, MathML e JavaScript. In 1ª. CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA DE GEOGEBRA, 2012, São Paulo.

BREDA, A.; TROCADO, A.; SANTOS, J. / O GeoGebra para além da segunda dimensão. Revista Indagatio Didactica, Aveiro v. 5, n.1, p. 60-84, jul 2013.

CORRADI, D. K. S. / Investigações Matemáticas. Revista da Educação Matemática da UFOP, v.I, 2011 - XI Semana da Matemática e III Semana da Estatística, 2011, p.162. ISSN 2237-809.

EUCLIDES. / Os Elementos. Trad. Irineu Bicudo. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

FERREIRA, A. B. H. / Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa / Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. 3. Ed. Curitiba: Positivo, 2004.

HONORATO, V. S. / Elaborando atividades matemáticas com o software GeoGebra. 2018..157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2018.

IEZZI, G; DOLCE, O; DEGENSZAJN, D; PÉRIGO, R. / Matemática: volume único. Ed. 4. São Paulo: Atual, 2007

MARSHALL, M. N. / Sampling for qualitative research. Family Practice, V.13, n. 6, p. 522- 26, 1996.

PONTE, J. P; / Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.) O professor e o desenvolvimento curricular, Lisboa: APM, 2005.

PONTE, J. P.M.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. / Investigações matemáticas na sala de aula. 3 ed.. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SANTOS, S. C.; / A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: O caso da Geometria Euclidiana Espacial. 2006.. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2006.

Downloads

Publicado

01-01-2019

Como Citar

HONORATO, V. .; RODRIGUES DA SILVA , R. S. . Construções Geométricas no Espaço: discutindo o enunciado de uma atividade. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 74, p. 72–87, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.006. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/171. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos