Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio

Autores

  • Dienifer da Luz Ferner Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Arlita da Silveira Soares Universidade Federal do Pampa
  • Rita de Cássia Pistóia Mariani Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.005

Palavras-chave:

Registros de representação semiótica, Registro figural, Apreensões, Tipos de problemas em Geometria

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar, nas atividades apresentadas por duas coleções de livros didáticos, a ocorrência das proposições de Duval relativas às ideias de Geometria Espacial de Posição, segundo um ponto de vista cognitivo. Foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e os dados foram analisados conforme princípios da Análise de Conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir  que  as atividades expostas nas coleções  envolvem  apreensões operatórias,  discursiva, perceptiva e raramente sequencial ao abordar conceitos/conteúdos de noções primitivas, posições relativas entre duas retas, reta e plano, dois planos, propriedades de paralelismo e perpendicularismo, projeções ortogonais sobre um plano e distâncias no espaço. No entanto, não foram exploradas atividades envolvendo secções, polígonos reversos, apreensões operatórias do tipo mereológicas e óticas, bem como demonstrações.

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Publicado

01-01-2019

Como Citar

LUZ FERNER, D. da; SILVEIRA SOARES , M. A. da .; PISTÓIA MARIANI , R. de C. Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 74, p. 56–71, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.005. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/170. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos