Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2019.005Palavras-chave:
Registros de representação semiótica, Registro figural, Apreensões, Tipos de problemas em GeometriaResumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar, nas atividades apresentadas por duas coleções de livros didáticos, a ocorrência das proposições de Duval relativas às ideias de Geometria Espacial de Posição, segundo um ponto de vista cognitivo. Foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e os dados foram analisados conforme princípios da Análise de Conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades expostas nas coleções envolvem apreensões operatórias, discursiva, perceptiva e raramente sequencial ao abordar conceitos/conteúdos de noções primitivas, posições relativas entre duas retas, reta e plano, dois planos, propriedades de paralelismo e perpendicularismo, projeções ortogonais sobre um plano e distâncias no espaço. No entanto, não foram exploradas atividades envolvendo secções, polígonos reversos, apreensões operatórias do tipo mereológicas e óticas, bem como demonstrações.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BRASIL. Guia de livros Didáticos: PNLD 2015: Matemática/Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciência da Natureza, Matemática e Tecnologia. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
DUVAL, R. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. Tradução: Méricles Thadeu Moretti. Revemat, v.07, n.1, p.118-138, 2012.2012
, R. Entrevista: Raymond Duval e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Concedida a FREITAS, de. J. L. M.; REZENDE, V. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.2, n.3, 2013.
, R. Semiosis y Pensamiento Humano: Registros Semióticos y Aprendizajes Intelectuales. Universidad del Valle: PeterLang, 2004.
, R. Ver e ensinar matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representação semióticas. Org.: Tânia M. M. Campos. 1º Ed. São Paulo: PROEM, 2011.
FLORES, C. R. Geometria e Visualização: Desenvolvendo a competência heurística através da reconfiguração. 152 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.
MARTINS, R. B.; MANDARINO, M. C. F. Argumentação, prova e demonstração em geometria: análise de coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. BOLETIM GEPEM. nº 62. Jan./Jul. 2013, p.101–115.
MORETTI, M. T. Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem da geometria. Acta Scientiae, v. 15, n. 2, p. 289-303. Canoas, 2013.
MORETTI, M.; BRANDT, C. F. Construção de um desenho metodológico de análise semiótica e cognitiva de problemas de geometria que envolvem figuras. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 17, n. 3, p. 597-616, 2015.
PALLES, C. M. Um estudo do icosaedro a partir da visualização em Geometria Dinâmica. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
SCHEIFER, C. Design Metodológico para a Análise de Atividades de Geometria segundo a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.