Transformações geométricas em ponto cruz em oficina no laboratório de matemática com alunas do programa mulheres mil
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.17Palavras-chave:
Transformações geométricas, Arte, Ponto cruz, Mulheres Mil, Ensino de matemáticaResumo
O relato aborda o desenvolvimento de uma oficina que teve por objetivo explorar transformações geométricas no plano em bordados de ponto cruz junto aos participantes do Projeto Mulheres Mil no Instituto Federal do Espírito Santo. Essa temática faz parte de uma pesquisa de iniciação científica que investigou as isometrias no plano por meio dos bordados em ponto cruz. Nos bordados em ponto cruz observamos e trabalhamos propriedades que representam potencialidades pedagógicas face aos conceitos geométricos. Desenvolveu-se junto aos participantes do Projeto Mulheres Mil uma abordagem diferenciada no trato com a geometria enfatizando as transformações geométricas, criando novas possibilidades e alternativas para o ensino da Matemática.
Referências
http://www.ifes.edu.br/noticias/3516-campus-vitoria-inicia-curso-destinado-as-paneleiras-de- goiabeiras Acesso em outubro de 2013.
http://mulheresmil.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=53&l ang=br Acesso em outubro de 2013.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Brasília: MEC/SEF, 1997.
, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
, Secretaria de Educação Fundamental. Guia do Livro Didático: PNLD 2010:Alfabetização Matemática e Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2009.
CATUNDA, Omar et al. As transformações geométricas e o ensino de geometria. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1988.
FAINGUELERNT, Estela Kaufman; NUNES, Kátia Regia Ashton. Fazendo Arte com a Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2006.
VELOSO, Eduardo. Simetria e transformações geométricas. Lisboa: Associação de Professores de Matemática – APM, 2012.