Estratégias de estruturação espacial utilizadas por alunas do 1.º ano na construção e reprodução de figuras bidimensionais

Autores

  • Joana Conceição Universidade de Lisboa
  • Margarida Rodrigues Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.004

Palavras-chave:

Estruturação espacial, Raciocínio espacial, Composição/decomposição, Desenhos

Resumo

Este artigo pretende aprofundar o conhecimento acerca do processo de estruturação espacial de alunos do 1.º ano do Ensino Básico, analisando estratégias utilizadas por duas alunas na realização de  duas tarefas,  uma  centrada  na  construção  e  desenho  e  outra  na  reprodução com  materiais manipuláveis de  figuras  bidimensionais. Os  dados foram  recolhidos durante  um  estudo  piloto realizado na preparação de uma experiência de ensino respeitante à primeira fase da investigação baseada em design. Os resultados mostram que as alunas usam, como estratégias de estruturação, o aspeto global das peças, o comprimento dos lados e, por vezes, os ângulos. O recurso a figuras com orientações prototípicas é também bastante comum. O nível de estruturação das alunas foi diferente entre as duas tarefas e também entre construir e desenhar a construção. Os desenhos, junto com os materiais manipuláveis, parecem oferecer o potencial de levar as alunas a refletir sobre a estrutura das figuras.

 

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Publicado

01-01-2019

Como Citar

CONCEIÇÃO, J. .; RODRIGUES, M. . Estratégias de estruturação espacial utilizadas por alunas do 1.º ano na construção e reprodução de figuras bidimensionais. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 74, p. 37–55, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.004. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/169. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos