Estratégias de estruturação espacial utilizadas por alunas do 1.º ano na construção e reprodução de figuras bidimensionais

Autores

  • Joana Conceição Universidade de Lisboa
  • Margarida Rodrigues Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.004

Palavras-chave:

Estruturação espacial, Raciocínio espacial, Composição/decomposição, Desenhos

Resumo

Este artigo pretende aprofundar o conhecimento acerca do processo de estruturação espacial de alunos do 1.º ano do Ensino Básico, analisando estratégias utilizadas por duas alunas na realização de  duas tarefas,  uma  centrada  na  construção  e  desenho  e  outra  na  reprodução com  materiais manipuláveis de  figuras  bidimensionais. Os  dados foram  recolhidos durante  um  estudo  piloto realizado na preparação de uma experiência de ensino respeitante à primeira fase da investigação baseada em design. Os resultados mostram que as alunas usam, como estratégias de estruturação, o aspeto global das peças, o comprimento dos lados e, por vezes, os ângulos. O recurso a figuras com orientações prototípicas é também bastante comum. O nível de estruturação das alunas foi diferente entre as duas tarefas e também entre construir e desenhar a construção. Os desenhos, junto com os materiais manipuláveis, parecem oferecer o potencial de levar as alunas a refletir sobre a estrutura das figuras.

 

Referências

BATTISTA, M. The development of geometric and spatial thinking. In F. Lester (Ed), Second handbook of research on mathematics teaching and learning, Reston, VA: NCTM, p. 843-909, 2007.

BATTISTA, M. T. Development of the shape makers’ geometry microworld. In G. W. Blume, M. K. Heid (Eds.), Research on technology and the teaching and learning of mathematics: Cases and perspectives, v. 2, p. 131–56, Charlotte: Information Age, 2008.

BATTISTA, M. T. Cognition-based assessment & teaching of geometric shapes: Building on students' reasoning, Portsmouth, NH: Heinemann, 2012.

BATTISTA, M.T. & CLEMENTS, D. Students’ understandings of three-dimensional rectangular arrays of cubes, Journal for Research in Mathematics Education, v.27, 3, 258–292, 1996.

BATTISTA, M.T., CLEMENTS, D.H., ARNOFF, J., BATTISTA, K., & BORROW, C. Students’ spatial structuring of 2D arrays of squares, Journal for Research in Mathematics Education, v. 9, 5, p. 503–532, 1998.

BOGDAN, R., & BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos, Porto: Porto Editora, 1994. (Obra original em inglês publicada em 1991)

CLEMENTS, D. H., & SARAMA, J. Learning and teaching early math: The learning trajectories approach, New York and London: Routledge, 2014.

CLEMENTS, D., SWAMINATHAN, S., HANNIBAL, M.A. & SARAMA, J. Young children concepts of shape, Journal for Research in Mathematics Education, v. 30, 2, p. 192–212, 1999.

COBB, P. & GRAVEMEIJER, K. Experimenting to support learning and understand learning processes. In Kelly, A. E., Lesh, R.A.& Baek J. Y. (Eds), Handbook of Design Research methods in Education, Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, p. 68-95, 2008.

DANA, M. E. Geometry-A square deal for elementary school. In M. M. Lindquist e A.P. Shulte (Eds) Learning and Teaching Geometry, K- 12 (1987 Yearbook), Reston, VA: NCTM, p. 113– 125, 1987.

LEHRER, R., JENKINS, M., & OSANA, H. Longitudinal study of children‘s reasoning about space and geometry, In R. Lehrer & D. Chazan (Eds.), Designing learning environments for developing understanding of geometry and space Mahwah, NJ: Erlbaum, p. 137–167, 1998.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS. Principles and standards for school mathematics, Reston, VA: NCTM, 2000.

THOM, J. S., & MCGARVEY, L. M. The act and artifact of drawing (s): observing geometric thinking with, in, and through children’s drawings, ZDM, v. 47, 3, p. 465–481, 2015.

VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, M. & BUYS, K. Young Children Learn Measurement and Geometry, TAL Project, Freudhental Institute, Utrecht University, National Institute for Curriculum Development, 2005.

VON GLASERSFELD, E. Abstraction, re-presentation, and reflection: An interpretation of experience and Piaget's approach, In Epistemological foundations of mathematical experience, Springer, New York, NY, p. 45-67, 1991.

Downloads

Publicado

01-01-2019

Como Citar

CONCEIÇÃO, J. .; RODRIGUES, M. . Estratégias de estruturação espacial utilizadas por alunas do 1.º ano na construção e reprodução de figuras bidimensionais. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 74, p. 37–55, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.004. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/169. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos