Tarefas de geometria dinâmica com objetos de aprendizagem para a exploração e a investigação de conceitos geométricos

Autores

  • Rafael Enrique Gutiérrez Araujo Mestrando, UFABC
  • Vinícius Pazuch Professor, UFABC

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2019.168

Palavras-chave:

Ensino de geometria, Anos Finais do Ensino Fundamental, Software GeoGebra

Resumo

Tarefas  de  geometria  dinâmica  têm  um  papel  fundamental  no  ensino  e  aprendizagem  de matemática, pois podem ampliar as possibilidades de abordagem dos conceitos geométricos estudados na Educação Básica. Assim, o objetivo deste artigo foi o de apresentar e caracterizar tarefas de geometria dinâmica que envolvem o uso de Objetos de Aprendizagem (OA) para a exploração e a investigação de conceitos geométricos. As tarefas foram elaboradas considerando os princípios metodológicos teorizados por Powell e Alqahtani (2015) e Powell e Pazuch (2016) para um trabalho investigativo usando Softwares de Geometria Dinâmica (SGD). A primeira tarefa foi desenvolvida  para  abordar  as propriedades geométricas dos quadriláteros,  enquanto  a  segunda permite o trabalho com as transformações geométricas presentes na animação do OA, o qual foi elaborado com o software GeoGebra. Os resultados mostram que essas tarefas podem contribuir para a prática do professor que ensina geometria e deseja integrar tecnologias digitais a seu trabalho em sala de aula.

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Publicado

01-01-2019

Como Citar

GUTIÉRREZ ARAUJO , R. E. .; PAZUCH , V. . Tarefas de geometria dinâmica com objetos de aprendizagem para a exploração e a investigação de conceitos geométricos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 74, p. 20–36, 2019. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2019.168. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/168. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos