Tarefas de geometria dinâmica com objetos de aprendizagem para a exploração e a investigação de conceitos geométricos
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2019.168Palavras-chave:
Ensino de geometria, Anos Finais do Ensino Fundamental, Software GeoGebraResumo
Tarefas de geometria dinâmica têm um papel fundamental no ensino e aprendizagem de matemática, pois podem ampliar as possibilidades de abordagem dos conceitos geométricos estudados na Educação Básica. Assim, o objetivo deste artigo foi o de apresentar e caracterizar tarefas de geometria dinâmica que envolvem o uso de Objetos de Aprendizagem (OA) para a exploração e a investigação de conceitos geométricos. As tarefas foram elaboradas considerando os princípios metodológicos teorizados por Powell e Alqahtani (2015) e Powell e Pazuch (2016) para um trabalho investigativo usando Softwares de Geometria Dinâmica (SGD). A primeira tarefa foi desenvolvida para abordar as propriedades geométricas dos quadriláteros, enquanto a segunda permite o trabalho com as transformações geométricas presentes na animação do OA, o qual foi elaborado com o software GeoGebra. Os resultados mostram que essas tarefas podem contribuir para a prática do professor que ensina geometria e deseja integrar tecnologias digitais a seu trabalho em sala de aula.
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