Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática

Autores

  • Nilce Fátima Scheffer Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.002

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Comunicação, Escola Básica, Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma discussão a respeito da direção que a escola vem assumindo com as tecnologias digitais e comunicação na relação com a Educação Matemática. O destaque é para pesquisas qualitativas sobre o tema, aplicáveis em sala de aula, envolvendo atividades com jogos digitais on-line de Matemática, Realidade Aumentada, objetos virtuais de aprendizagem, atividades com software e resolução de problemas com tecnologias digitais, que vêm sendo determinantes à construção de conceitos matemáticos na escola de Educação Básica. O trabalho na escola tem proporcionado a constatação de que os estudantes estão imersos nas tecnologias digitais, haja vista que utilizam a internet para contatos sociais, relacionamentos e para criar novos grupos. Além disso, divertem-se com games, pesquisam e produzem conhecimento. Os resultados do estudo evidenciam que o envolvimento dos professores, dos estudantes e da escola com o meio digital é crescente e que os processos de evocação e comunicação tornam essas tecnologias grandes aliadas da aprendizagem matemática.

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Publicado

01-01-2019

Como Citar

SCHEFFER , N. F. . Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 74, p. 4–19, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.002. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/167. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos