Como os professores se percebem ensinando matemática com tecnologias?

Autores

  • Carolina Cordeiro Batista Universidade Estadual Paulista-Unesp
  • Rosa Monteiro Paulo Universidade Estadual Paulista-Unesp

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.019

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, GeoGebra, Software

Resumo

Neste texto discutimos as percepções de um grupo de professores de matemática da Educação Básica a respeito das suas práticas com tecnologias. Esses professores participaram de um curso de formação que ocorreu no 2º semestre de 2016. No curso foram discutidas as possibilidades de desenvolvimento de algumas tarefas do material da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo por meio do software GeoGebra. Durante o curso os professores planejaram aulas e as desenvolveram com seus alunos. As aulas foram filmadas e as gravações subsidiaram a análise de dados que nos permite dizer como os professores se percebem ensinando matemática com tecnologias. A análise dos dados mostra que os professores se sentem “perdidos” ao lidar com práticas não rotineiras e declaram que o que incomoda no trabalho com tecnologias é a possibilidade de não saber lidar com questionamentos dos alunos e com a falta de apoio da equipe gestora.

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Publicado

01-06-2018

Como Citar

CORDEIRO BATISTA, C. .; MONTEIRO PAULO, R. . Como os professores se percebem ensinando matemática com tecnologias?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 73, p. 100–114, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.019. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/162. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos