Formação Continuada e Cultura Profissional: a educação algébrica e os movimentos de reorientação curricular no Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2018.018Palavras-chave:
Concepções de educação algébrica, Educação algébrica, Atividade algébrica, Aprendizagem algébrica com significado, Formação continuada de professoresResumo
O texto apresenta um projeto de investigação em desenvolvimento, que tem como objetivo verificar se o Currículo Oficial de Matemática do Estado de São Paulo, implementado em 2008, conseguiu provocar as necessárias transformações na cultura profissional dos professores de Matemática, em relação ao ensino da álgebra escolar. O estudo está inserido no contexto do curso Currículo e Prática Docente – Matemática – 2012, ofertado pela Secretaria de Estado da Educação. Quanto à técnica para coleta de dados, trata-se de uma pesquisa documental, pois considera os registros textuais dos professores, documentados em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os resultados preliminares revelaram, iluminados pelos trabalhos de Usiskin, Lins e Gimenez, Shulman e de Zeichner, que os professores se apoiam em diferentes concepções de educação algébrica para ensinar álgebra na 6ª série/7º ano do Ensino Fundamental. Entretanto, não são todos os professores que inter-relacionam essas diferentes concepções a fim de tentar garantir o necessário desenvolvimento do pensamento algébrico nos estudantes.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (documento preliminar). 2015. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/BNCC-APRESENTACAO.pdf >. Acesso em: 12 set. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>. Acesso em: 12 set. 2016.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LINS, R.; GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. 2. ed. São Paulo: Papirus, 1997.
RIGOTTI, J. I. R. Variáveis de educação dos censos demográficos brasileiros de 1960 a 2000. In: RIOS-NETO, E. L. G.; RIANI, J. L. R. Introdução à demografia da educação. Parte II – Bases de dados educacionais. Campinas: ABEP, 2004. Disponível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/outraspub/demoedu/parte2cap3p129a142.pdf>. Acesso em: 12 set. 2016.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta Curricular para o ensino de Matemática: Ensino Fundamental. 5ª ed. São Paulo: SE/CENP, 1997.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor: Matemática, Ensino Fundamental – 6ª série, volume 4. São Paulo: SE, 2009.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas Tecnologias – Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. São Paulo: SE, 2010.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e Suas Tecnologias – Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. 1ª edição atualizada. São Paulo: SE, 2011.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: SE, 2012.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores "Paulo Renato Costa Souza" (EFAP). Regulamento do Programa Currículo e Prática Docente – 2012. São Paulo: EFAP, 2012a. Disponível em: <http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/101/regulamento_cpd_2012.pdf>. Acesso em: 12 set. 2015.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores "Paulo Renato Costa Souza" (EFAP). Relatório de Aprovação do Curso Currículo e Prática Docente – Matemática – 2012 (Extraído do AVA-EFAP em 8 de janeiro de 2016 às 11h06min33s). São Paulo: EFAP, 2016.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15 (2), p. 414. 1986.
USISKIN, Z. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (org.). As ideias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995.
ZEICHNER, K. Formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.