O chat como ambiente de produção de significados para tarefas de Educação Financeira

Autores

  • Meiriele Nonato de Oliveira Saiol Escola Estadual Duque de Caxias
  • Leonardo José da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.017

Palavras-chave:

Educação Matemática, Chat, Educação Financeira, Modelo dos Campos Semânticos, Produção de significados

Resumo

O presente artigo apresenta uma investigação das interações e produção de significados de estudantes a partir de tarefas sobre Educação Financeira discutidas em um chat. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. A produção de significados e as interações ocorridas entre os estudantes foram analisadas com o apoio de uma ferramenta analítica de categorização das falas e fundamentada pelo Modelo dos Campos Semânticos.

Referências

BAIRRAL, M. A. Compartilhando e construindo conhecimento matemático: análise do discurso nos chats. BOLEMA, v. 17, n. 22, p. 37-61, 2004.

BAIRRAL, M. A. Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Rio de Janeiro: Edur, 2007.

BAUMAN, Z. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.

BRASIL/ENEF. Estratégia Nacional de Educação Financeira – Plano Diretor da ENEF. Disponível em http://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Plano-Diretor-ENEF-Estrategia-Nacional-de-Educacao-Financeira.pdf. Acesso em: 21 maio 2018.

GONZÁLEZ, B.; LEÓN, A. Interacción verbal y socialización cognitiva en aula. Acción Pedagógica, Nº 18, Enero - Diciembre, 2009, pp. 30 – 41.

HORTON, W. Designing Web-Based Training. New York. Wiley, 2000.

LEONTIEV, A. O Desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes, sd.

LINS, R.C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999. p.75- 94.

______. O Modelo dos campos semânticos: estabelecimento e notas de teorizações. In: Modelo dos Campo Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. Org. Claudia Laus Angelo [et al.]. São Paulo: Midiograf, 2012.

SAIOL, M. N. O. Chat e Educação Financeira Escolar: investigando interações em um ambiente virtual de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, 2017.

SILVA, A. M. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática. 2003. 163p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

SILVA, A. M. da; POWELL, A. B. Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. Anais do XI ENEM – XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, p. 3-19, 2013.

SILVA, A. M. da; POWELL, A. B. Educação financeira na escola: a perspectiva da Organização para Cooperação e desenvolvimento Econômico. Boletim Gepem, nº 66, jan/jun, 2014.

SILVA, L. J. Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional. 2013. 299 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.

Downloads

Publicado

01-06-2018

Como Citar

OLIVEIRA SAIOL, M. N. de .; SILVA, L. J. da . O chat como ambiente de produção de significados para tarefas de Educação Financeira . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 73, p. 68–84, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.017. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/160. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos