O chat como ambiente de produção de significados para tarefas de Educação Financeira
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2018.017Palavras-chave:
Educação Matemática, Chat, Educação Financeira, Modelo dos Campos Semânticos, Produção de significadosResumo
O presente artigo apresenta uma investigação das interações e produção de significados de estudantes a partir de tarefas sobre Educação Financeira discutidas em um chat. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. A produção de significados e as interações ocorridas entre os estudantes foram analisadas com o apoio de uma ferramenta analítica de categorização das falas e fundamentada pelo Modelo dos Campos Semânticos.
Referências
BAIRRAL, M. A. Compartilhando e construindo conhecimento matemático: análise do discurso nos chats. BOLEMA, v. 17, n. 22, p. 37-61, 2004.
BAIRRAL, M. A. Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Rio de Janeiro: Edur, 2007.
BAUMAN, Z. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.
BRASIL/ENEF. Estratégia Nacional de Educação Financeira – Plano Diretor da ENEF. Disponível em http://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Plano-Diretor-ENEF-Estrategia-Nacional-de-Educacao-Financeira.pdf. Acesso em: 21 maio 2018.
GONZÁLEZ, B.; LEÓN, A. Interacción verbal y socialización cognitiva en aula. Acción Pedagógica, Nº 18, Enero - Diciembre, 2009, pp. 30 – 41.
HORTON, W. Designing Web-Based Training. New York. Wiley, 2000.
LEONTIEV, A. O Desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes, sd.
LINS, R.C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999. p.75- 94.
______. O Modelo dos campos semânticos: estabelecimento e notas de teorizações. In: Modelo dos Campo Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. Org. Claudia Laus Angelo [et al.]. São Paulo: Midiograf, 2012.
SAIOL, M. N. O. Chat e Educação Financeira Escolar: investigando interações em um ambiente virtual de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, 2017.
SILVA, A. M. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática. 2003. 163p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
SILVA, A. M. da; POWELL, A. B. Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. Anais do XI ENEM – XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, p. 3-19, 2013.
SILVA, A. M. da; POWELL, A. B. Educação financeira na escola: a perspectiva da Organização para Cooperação e desenvolvimento Econômico. Boletim Gepem, nº 66, jan/jun, 2014.
SILVA, L. J. Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional. 2013. 299 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.