Um quadro de análise do conhecimento estatístico para ensinar de futuros professores

Autores

  • Hélia Oliveira Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Ana Henriques Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.16

Palavras-chave:

Conhecimento estatístico para ensinar, . Formação inicial de professores, Investigações estatísticas, Pensamento estatístico

Resumo

Neste  estudo  debruçamo-nos  sobre  o  conhecimento  para  ensinar  investigações  estatísticas  de futuros professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, tendo por base um quadro teórico que articula dois domínios: o conhecimento estatístico para ensinar e o pensamento estatístico. Os resultados mostram: i) a pertinência do quadro teórico adotado, podendo constituir uma referência para a construção de situações a explorar na Didática da Estatística, e para colocar em evidência aspetos importantes do conhecimento estatístico para ensinar que os futuros professores estão a desenvolver; e ii) a potencialidade da discussão de episódios de sala de aula, na formação inicial de professores.

Referências

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, Thousand Oaks, CA, v. 59, n. 5, p. 389-407, Nov./Dec.2008.

BURGESS, T. A. Teacher knowledge and statistics: What types of knowledge are used in the primary classroom? The Montana Mathematics Enthusiast, Missoula, MT, v. 6, n. 1-2, p. 3–24, Jan. 2009.

CAMPOS, T.; CAZORLA, I.; KATAOKA, V. Statistics School Curricula in Brazil. In BATANERO C.; BURRILL, G.; Reading C. (Ed.), Teaching statistics in school mathematics. Challenges for teaching and teacher education. Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2011. p.5-8.

FRANKLIN, C. et al. A curriculum framework for K-12 statistics education: GAISE report. American Statistical Association, 2005. Disponível em: www.amstat.org/education/gaise/. Acesso em: 13 jun. 2010.

GROTH, R. E. Characterizing key developmental understandings and pedagogically powerful ideas within a statistical knowledge for teaching framework. Mathematical Thinking and Learning, Mahwah, NJ, v. 15, n. 2, p. 121-145, Apr. 2013.

GROTH, R. E.; XU, S. Preparing teachers through case analyses. In BATANERO C.; BURRILL, G.; Reading C. (Ed.). Teaching statistics in school mathematics. Challenges for teaching and teacher education. Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2011. p. 371-382.

HEATON, R. M.; MICKELSON, W. T. The learning and teaching of statistical investigation in teaching and teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, Dordrecht, The Netherlands, v. 5, n. 1, p. 35-59, Mar. 2002.

HENRIQUES, A. C.; OLIVEIRA, H. Prospective teacher’s statistical knowledge for teaching when analyzing classroom episodes. In Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of mathematics Education, Kiel: PME, 2013. v. 3, p. 41-48.

NEWTON, J.; DIETIKER, L.; HORVATH, A. Statistics Education in the United States: Statistical Reasoning and the Statistical Process. In BATANERO C.; BURRILL, G.; READING C. (Ed.). Teaching statistics in school mathematics. Challenges for teaching and teacher education. Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2011. p. 9-13.

SHAUGHNESSY, J. M.; CHANCE, B.; KRANENDONK, H. Focus in high school mathematics: Reasoning and Sense Making in Statistics and Probability. Reston, VA: NCTM, 2009.

WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International StatisticalReview, The Hague, The Netherlands, v. 67, n. 3, p. 223-265, Dec. 1999.

Downloads

Publicado

01-01-2014

Como Citar

OLIVEIRA, H. .; HENRIQUES, A. . Um quadro de análise do conhecimento estatístico para ensinar de futuros professores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 64, p. 104–115, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.16. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/16. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos