Um quadro de análise do conhecimento estatístico para ensinar de futuros professores

Autores

  • Hélia Oliveira Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Ana Henriques Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.16

Palavras-chave:

Conhecimento estatístico para ensinar, . Formação inicial de professores, Investigações estatísticas, Pensamento estatístico

Resumo

Neste  estudo  debruçamo-nos  sobre  o  conhecimento  para  ensinar  investigações  estatísticas  de futuros professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, tendo por base um quadro teórico que articula dois domínios: o conhecimento estatístico para ensinar e o pensamento estatístico. Os resultados mostram: i) a pertinência do quadro teórico adotado, podendo constituir uma referência para a construção de situações a explorar na Didática da Estatística, e para colocar em evidência aspetos importantes do conhecimento estatístico para ensinar que os futuros professores estão a desenvolver; e ii) a potencialidade da discussão de episódios de sala de aula, na formação inicial de professores.

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Publicado

01-01-2014

Como Citar

OLIVEIRA, H. .; HENRIQUES, A. . Um quadro de análise do conhecimento estatístico para ensinar de futuros professores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 64, p. 104–115, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.16. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/16. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos