A compreensão da estrutura da representação decimal de número racional por alunos do 3.º e 4.º ano

Autores

  • Cristina Morais Universidade de Lisboa
  • Maria de Lurdes Serrazina Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.016

Palavras-chave:

Números racionais, Numerais decimais, Estrutura decimal, Representações

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como alunos do 1.º ciclo compreendem a estrutura subjacente à representação de número racional em numeral decimal e sua relação com outras representações. O estudo decorre de uma Investigação Baseada em Design em que foi realizada uma intervenção numa turma do 1.º ciclo do ensino básico com 25 alunos, iniciada no 3.º ano de escolaridade e continuada no 4.º ano, de uma escola situada em Lisboa. Os processos de recolha de dados foram gravação vídeo e áudio das aulas, recolha do trabalho escrito dos alunos e notas de campo. É analisado o trabalho realizado pelos alunos em diferentes momentos da intervenção ao longo dos dois anos de escolaridade e numa entrevista individual realizada no final da intervenção. Os resultados mostram a importância das representações icónicas no apoio aos processos de reunitização explicitando a relação entre as unidades de modo a promover o prolongamento da estrutura decimal aos números racionais. Também o uso das representações simbólicas, em particular a percentagem, foi fundamental. Revelam ainda que, numa fase posterior, os alunos usam a estrutura decimal para realizarem transformações entre diferentes representações de número racional. Esta relação constante entre representações contribuiu não apenas para dar significado ao numeral decimal, mas também para uma compreensão global de número racional.

Referências

BATURO, A. R. Construction of a numeration model: A theoretical analysis. In J., Bana & A., Chapman (Eds.), Proceedings 23rd Annual Conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia. Fremantle, WA: MERGA, 2000, p. 95-103.

BATURO, A., R. Empowering Andrea to help year 5 students construct fraction understanding. In M., J., Hoines & A., B., Fuglestad (Eds.), Proceedings of the 28th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Bergen University College: PME, 2004, v. 2, p. 95-102.

BATURO, A., R.; COOPER, T., J. Year 6 students’ idiosyncratic notions of unitising, reunitising, and regrouping decimal number places. In T., Nakahara, K., Masataka (Eds.), Proceedings of the 24th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Japan: PME, 2000, v. 2, p. 57-64.

BEHR, M.; HAREL, G.; POST, T.; LESH, R Rational number, ratio and proportion. (1992). In GROUWS, D. (Ed.). Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. New York: Macmillan Publishing, 1992. p. 296-333.

BROCARDO, J. Trabalhar os números racionais numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número. Educação e Matemática, Lisboa: APM, n. 109, p. 15-23, set. out. 2010.

COBB, P.; JACKSON, K.; DUNLAP, C. Design research: an analysis and critique. In: ENGLISH, L. D.; KIRSHNER, D. (Ed.). Handbook of International Research in Mathematics Education. New York: Ed. Routledge, 2016, p. 481-503.

DURKIN, K.; RITTLE-JOHNSON, B. Diagnosing misconceptions: Revealing changing decimal fraction knowledge. Learning and Instruction, United Kingdom, v. 37, p. 21-29, set. 2015.

HIEBERT, J. Mathematical, cognitive, and instructional analyses of decimal fractions. In G., Leinhardt, R., Putnam & R., A., Hattrup (Eds.), Analysis of Arithmetic for Mathematics Teaching, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1992, p. 283-322.

LACHANCE, A.; CONFREY, J. Helping students build a path of understanding from ratio and proportion to decimal notation. Journal of Mathematical Behavior, United Kingdom, v. 20, n. 4, p. 503-526. 2002.

LAMON, S., J. The development of unitizing: Its role in children’s partitioning strategies. Journal for Research in Mathematics Education, United States, v. 27, n. 2, p. 170-193, mar. 1996.

MONTEIRO, C.; PINTO, H. A aprendizagem dos números racionais. Quadrante, Lisboa: APM, v. 14, n. 1, p. 89-107, 2005.

MOSS, J.; CASE, R. Developing children’s understanding of rational numbers: A new model and an experimental curriculum. Journal for Research in Mathematics Education, United States, v. 30, n. 2, p. 122-147, mar. 1999.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM, 2007.

PONTE, J., P. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, p. 11-34, 2005.

PONTE, J. P.; CARVALHO, R.; MATA-PEREIRA, J.; QUARESMA, M. Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. Quadrante, Lisboa: APM, v. 25, n. 2, p. 77-98, dez. 2012.

PONTE, J. P.; SERRAZINA, M. L. Didáctica da Matemática do 1.º Ciclo. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.

POST, T.; CRAMER, K.; BEHR, M.; LESH, R.; HAREL, G. Curriculum implications of research on the learning, teaching, and assessing of rational number concepts. In T. Carpenter & E. Fennema (Eds.), Research on the Learning, Teaching, and Assessing of Rational Number Concepts, Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum and Associates, 1993, p. 327-362.

RESNICK, L., B.; NESHER, P; LEONARD, F.; MAGONE, M.; OMANSON, S.; PELED, I. Conceptual bases of arithmetic errors: The case of decimal fractions. Journal for Research in Mathematics Education, United States, v. 20, n. 1, p. 8-27, jan. 1989.

SIEGLER, R. S., THOMPSON, C. A., & SCHEINER, M. An integrated theory of whole number and fractions development. Cognitive Psychology, USA, v. 62, n. 4, p. 273-296, jun. 2011.

STEINLE, V.; STACEY, K. The incidence of misconceptions of decimal notation amongst students in Grades 5 to 10. Proceedings of the 21st Annual Conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia. Brisbane: MERGA, 1998. p. 548-555.

STREEFLAND, L. Fractions in Realistic Mathematics Education, a Paradigm of Developmental Research. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1991.

TRIPATHI, P., N. Developing mathematical understanding through multiple representations. Mathematics Teaching in the Middle School, United States, v. 13, n. 8, p. 438-445, abr. 2008.

VAMVAKOUSSI, X.; VAN DOOREN, W.; VERSCHAFFEL, L. Naturally biased? In search for reaction time evidence for a natural number bias in adults. Journal of Mathematical Behavior, United Kingdom, v. 31, n. 3, p. 344-355, set. 2012.

Downloads

Publicado

01-06-2018

Como Citar

MORAIS , C. .; LURDES SERRAZINA, M. de . A compreensão da estrutura da representação decimal de número racional por alunos do 3.º e 4.º ano. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 73, p. 50–67, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.016. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/159. Acesso em: 21 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos