A prática de uma professora de Matemática ao conduzir uma discussão coletiva sobre sequências

Autores

  • Cátia Rodrigues Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Luís Menezes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu
  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.015

Palavras-chave:

Professor de Matemática, Prática de discussão, Conhecimento didático, Álgebra, Tarefas

Resumo

A aprendizagem da Matemática com compreensão pode ser incrementada pela participação dos alunos em discussões coletivas, em que estes são chamados a apresentar, justificar e argumentar as suas estratégias e as estratégias dos colegas e, posteriormente, a sistematizar as principais ideias emergentes nessa discussão. Este estudo, qualitativo e interpretativo, é um estudo de caso de uma professora de Matemática do 7.º ano de escolaridade, visa compreender a sua prática de condução de discussões coletivas, em interligação com o seu conhecimento didático, quando explora uma tarefa envolvendo sequências. Os resultados mostram que a professora, apoiada no seu conhecimento didático e na preparação da aula, organiza a discussão coletiva em três momentos (apresentação; comparação, avaliação e filtragem; e conclusão) nos quais empreende diversas ações de ensino.

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Publicado

01-06-2018

Como Citar

RODRIGUES, C. .; MENEZES, L. .; PONTE, J. P. da . A prática de uma professora de Matemática ao conduzir uma discussão coletiva sobre sequências. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 73, p. 32–49, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.015. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/158. Acesso em: 21 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos