A prática de uma professora de Matemática ao conduzir uma discussão coletiva sobre sequências
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2018.015Palavras-chave:
Professor de Matemática, Prática de discussão, Conhecimento didático, Álgebra, TarefasResumo
A aprendizagem da Matemática com compreensão pode ser incrementada pela participação dos alunos em discussões coletivas, em que estes são chamados a apresentar, justificar e argumentar as suas estratégias e as estratégias dos colegas e, posteriormente, a sistematizar as principais ideias emergentes nessa discussão. Este estudo, qualitativo e interpretativo, é um estudo de caso de uma professora de Matemática do 7.º ano de escolaridade, visa compreender a sua prática de condução de discussões coletivas, em interligação com o seu conhecimento didático, quando explora uma tarefa envolvendo sequências. Os resultados mostram que a professora, apoiada no seu conhecimento didático e na preparação da aula, organiza a discussão coletiva em três momentos (apresentação; comparação, avaliação e filtragem; e conclusão) nos quais empreende diversas ações de ensino.
Referências
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, Washington, v. 59, n.5, p. 389 - 407, 2008.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1994.
BOGDAN, R., & BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CENGIZ, N., KLINE, K., & GRANT, T.J. Extending students’ mathematical thinking during whole-group discussions. Journal of Mathematics Teacher Education, Dordrecht, n. 14, p.355–374, 2011.
PONTE, J.P. Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de matemáticas. In N. PLANAS (Ed.), Educación matemática: teoría, crítica y prática, p.83-98, Barcelona: Graó, 2012.
PONTE, J.P. & QUARESMA, M. Teachers’ professional practice conducting mathematical discussions. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, n. 93, p.51-66, 2016.
PONTE, J.P., QUARESMA, M., & MATA-PEREIRA, J. The challenge of mathematical discussions in teacher’s professional practice. Didacticae, Barcelona, n. 1, p.45-59, 2017.
SHERIN, M. G. A balancing act: developing a discourse community in a mathematics classroom. Journal of Mathematics Teacher Education, Dordrecht, n. 5, p.205-233, 2002.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 5, n. 2, p. 4-14, 1986.
STEIN, M.K., ENGLE, R.A., SMITH, M. S., & HUGHES, E.K. Orchestrating productive mathematical discussions: five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, Abingdon, n. 10, p.313-340, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.