Memória Operacional na aprendizagem Matemática: mapeamento teórico de produções brasileiras

Autores

  • Bruna Dorneles Silveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.014

Palavras-chave:

Memória Operacional, Aprendizagem, Matemática

Resumo

Neste artigo apresenta-se um mapeamento teórico de publicações brasileiras com o enfoque na Memória Operacional e suas implicações na Aprendizagem Matemática, com o objetivo de identificar possíveis confluências nas produções selecionadas, comparando aspectos em relação aos objetivos, referências e contribuições sobre esse tema, no contexto da Educação Matemática e na prática docente. Como procedimento metodológico, utiliza-se o mapeamento na perspectiva de Biembengut (2008). Para tanto, selecionou-se uma amostra de dez publicações, no período de 2013 a 2017, por meio da busca no banco de dados do Google Acadêmico, utilizando os termos “Working Memory”, “Learning” e “Math”, a fim de filtrar as pesquisas a serem analisadas. Com base na análise das produções a partir dos critérios estabelecidos, identificaram-se confluências pertinentes entre as publicações que possibilitaram a emergência de três categorias: intervenções no desenvolvimento das Funções Executivas, avaliações da Memória Operacional, e influências das Funções Executivas para a aprendizagem.

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Publicado

01-06-2018

Como Citar

DORNELES SILVEIRA, B. .; MACHADO DE LARA, I. C. . Memória Operacional na aprendizagem Matemática: mapeamento teórico de produções brasileiras . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 73, p. 15–31, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.014. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/157. Acesso em: 21 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos