Memória Operacional na aprendizagem Matemática: mapeamento teórico de produções brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2018.014Palavras-chave:
Memória Operacional, Aprendizagem, MatemáticaResumo
Neste artigo apresenta-se um mapeamento teórico de publicações brasileiras com o enfoque na Memória Operacional e suas implicações na Aprendizagem Matemática, com o objetivo de identificar possíveis confluências nas produções selecionadas, comparando aspectos em relação aos objetivos, referências e contribuições sobre esse tema, no contexto da Educação Matemática e na prática docente. Como procedimento metodológico, utiliza-se o mapeamento na perspectiva de Biembengut (2008). Para tanto, selecionou-se uma amostra de dez publicações, no período de 2013 a 2017, por meio da busca no banco de dados do Google Acadêmico, utilizando os termos “Working Memory”, “Learning” e “Math”, a fim de filtrar as pesquisas a serem analisadas. Com base na análise das produções a partir dos critérios estabelecidos, identificaram-se confluências pertinentes entre as publicações que possibilitaram a emergência de três categorias: intervenções no desenvolvimento das Funções Executivas, avaliações da Memória Operacional, e influências das Funções Executivas para a aprendizagem.
Referências
BADDELEY, A. D.; HITCH, G. J. Working memory. In: BOWER, G. H. (Org.). The psychology of learning and motivation. London: Academic Press, 1974.
BADDELEY, A. D. Working memory: Theories, models, and controversies. Annual Review of Psychology, 63, 1-29. doi: 10.1146/annurev psych- 120710-100422, 2012.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Editora Ciência Moderna: Rio de Janeiro, 2008.
COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artes médicas, 2011.
DIAS, N. M.; SEABRA, A. G. Piafex: Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas. São Paulo: Memnon, 2013.
IZQUIERDO, I. Memória. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
LARA, I. C. M. Ensino inadequado de matemática. Revista Ciências e Letras, n. 35, p. 141-149, 2004.
LENT, R. Cem bilhões de neurônios?: conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2010.
RELVAS, M. P. Neurociências e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 6. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
_______. A Neurobiologia da aprendizagem para uma escola humanizadora: observar, investigar e escutar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2017.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. 2. ed. Campinas: Papirus, 2004. 160 p.
TABAQUIM, M. de L. M.; RODRIGUES, S. das D. Memória e aprendizagem. In: CIASCA, S. M. et al. Transtornos de aprendizagem: neurociência e interdisciplinaridade. 1. ed. Ribeirão Preto, SP: Book Toy, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.