Reflexões Sobre a Noção de Objetividade nas Ciências e na Matemática

Autores

  • Fabiana Chagas de Andrade Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.013

Palavras-chave:

Objetividade, Epistemologia da Ciência, Sociologia da Matemática

Resumo

Neste ensaio teórico tecem-se algumas considerações sobre a noção de objetividade na ciência, de acordo com o atual significado do termo atribuído a Kant, a partir de algumas ideias da história, da psicologia e da sociologia da ciência à luz do referencial teórico de Fleck (2010), Bloor (2009), Latour e Woolgar (1997) e Daston (1999). Desde a década de 20, quando a concepção dominante adivinha das ideias defendidas pelo Círculo de Viena, a epistemologia da ciência vem sendo analisada por vários teóricos. A principal mudança nessa concepção foi a importância atribuída a fatores sociais e culturais no desenvolvimento da ciência e em um de seus aspectos, que faço uma breve análise: a objetividade. Explico a origem do termo e a mudança de significado a partir de Kant para, em seguida, construir uma breve abordagem histórica e, enfim, analisar as características da objetividade e seu papel na ciência. Por fim, busco compreender seu papel especificamente na matemática e entendo que ela nem sempre implica em uma verdade, que há possibilidade de existência de outras matemáticas e que a noção de subjetividade é também um componente na construção do conhecimento matemático. Tal estudo pode contribuir para repensar a forma como a matemática ainda é ensinada nas escolas.

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Publicado

01-06-2018

Como Citar

ANDRADE, F. C. de. Reflexões Sobre a Noção de Objetividade nas Ciências e na Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 73, p. 4–14, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.013. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/156. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos