Uma análise da produção de significados para Álgebra Linear e a formação do professor de Matemática

Autores

  • Vitor Rezende Almeida Prefeitura de Juiz de Fora
  • Cristiane de Andrade Mendes Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2018.151

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Curso de Serviço, Modelo dos Campos Semânticos, Álgebra Linear

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa na qual investigamos quais são as características da disciplina Álgebra Linear para que seja considerada um Curso de Serviço para uma Licenciatura em Matemática. Ao longo do texto direcionaremos a discussão para a entrevista que realizamos com um dos participantes da investigação sobre o que ele poderia dizer sobre uma tarefa de transformação linear e sobre sua experiência com o curso de Álgebra Linear em sua formação acadêmica. Sua entrevista teve como objetivo refinar nosso olhar sobre as possíveis contribuições da disciplina Álgebra Linear para a prática profissional do futuro professor de matemática e para nos auxiliar na construção das características da disciplina com a finalidade de repensar a formação profissional a partir das disciplinas de conteúdo matemático. A leitura da produção de significados foi desenvolvida a partir da perspectiva proposta pelo Modelo dos Campos Semânticos.

 

Referências

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Publicado

01-01-2018

Como Citar

ALMEIDA, V. R. .; ANDRADE MENDES , C. de. Uma análise da produção de significados para Álgebra Linear e a formação do professor de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 72, p. 124–137, 2018. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2018.151. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/151. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos