Estranhamento e descentramento na prática de formação de professores de Matemática

Autores

  • Rejane Siqueira Julio Universidade Federal de Alfenas
  • Viviane Cristina Almada de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.008

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, Estágio Supervisionado, Modelo dos Campos Semânticos, Estranhamento, Descentramento

Resumo

A formação de professores de Matemática é um tema que tem sido abordado por meio de diferentes modos e perspectivas nas pesquisas brasileiras. Dentre eles, estão pesquisas desenvolvidas utilizando como base os pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos (MCS). Este artigo se insere nesta temática e possui como foco a abordagem de duas das noções do MCS, chamadas de estranhamento e de descentramento, na discussão de episódios vivenciados pelas autoras deste artigo como formadoras de professores de Matemática. Tal discussão é produzida buscando uma forma de constituir um entendimento de uma diferenciação informal, feita por Romulo Campos Lins, entre preparar aulas e se preparar para aulas, aspectos fundamentais das futuras práticas docentes de graduandos em Licenciatura em Matemática.

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Publicado

01-01-2018

Como Citar

SIQUEIRA JULIO, R. .; ALMADA DE OLIVEIRA, V. C. . Estranhamento e descentramento na prática de formação de professores de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 72, p. 112–123, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.008. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/150. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos