Construção colaborativa do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo de professores de matemática

Autores

  • Arthur B. Powell Professor, Rutgers University-Newark

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.15

Palavras-chave:

Colaboração, Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e do Conteúdo (CTPC), Geometria Dinâmica, Aprendizagem em Ambiente Virtual

Resumo

As  novas  tecnologias  de  informação  e  comunicação  desafiam  os  educadores  em  Educação Matemática a responder às mudanças que as mesmas estimulam em nossa sociedade.   Assim, baseado em dois desafios instigados pelas novas tecnologias digitais, apresentamos12 uma proposta com o objetivo de avançar na construção colaborativa do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo de professores de Matemática.  Nossa proposta é fruto de um projeto colaborativo - eMat - entre pesquisadores de duas universidades que reúne professores de Matemática que desejam evoluir nas suas práticas, aprendendo matemática colaborativa e discursivamente com tecnologias digitais.  Usamos um quadro conceitual e teórico que inclui ideias sobre o complexo de corpos de conhecimentos tecnológico, pedagógico e do conteúdo (CTPC), proposto por Mishra e Koehler (2006). Este se constitui quando um professor usa apropriadamente as tecnologias digitais para fornecer oportunidades aos seus alunos para interagirem colaborativamente para fazer Matemática (GATTEGNO,  1987).    Apresentamos dados de  dois momentos de  um curso  online  que  pode contribuir para o desenvolvimento profissional, ilustrando como pequenas equipes de professores constroem seu CTPC em um ambiente virtual de aprendizagem - Virtual Math Teams with GeoGebra.  Assim, por meio do nosso projeto, eMat, estamos dando suporte para professores que estão dispostos a usarem novas tecnologias digitais, as quais podem ser úteis para que os seus alunos manipulem objetos matemáticos e percebam relações entre os objetos e relações de relações.

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Publicado

01-01-2014

Como Citar

POWELL, A. B. . Construção colaborativa do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo de professores de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 64, p. 88–103, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.15. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/15. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos