Construção colaborativa do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo de professores de matemática

Autores

  • Arthur B. Powell Professor, Rutgers University-Newark

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.15

Palavras-chave:

Colaboração, Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e do Conteúdo (CTPC), Geometria Dinâmica, Aprendizagem em Ambiente Virtual

Resumo

As  novas  tecnologias  de  informação  e  comunicação  desafiam  os  educadores  em  Educação Matemática a responder às mudanças que as mesmas estimulam em nossa sociedade.   Assim, baseado em dois desafios instigados pelas novas tecnologias digitais, apresentamos12 uma proposta com o objetivo de avançar na construção colaborativa do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo de professores de Matemática.  Nossa proposta é fruto de um projeto colaborativo - eMat - entre pesquisadores de duas universidades que reúne professores de Matemática que desejam evoluir nas suas práticas, aprendendo matemática colaborativa e discursivamente com tecnologias digitais.  Usamos um quadro conceitual e teórico que inclui ideias sobre o complexo de corpos de conhecimentos tecnológico, pedagógico e do conteúdo (CTPC), proposto por Mishra e Koehler (2006). Este se constitui quando um professor usa apropriadamente as tecnologias digitais para fornecer oportunidades aos seus alunos para interagirem colaborativamente para fazer Matemática (GATTEGNO,  1987).    Apresentamos dados de  dois momentos de  um curso  online  que  pode contribuir para o desenvolvimento profissional, ilustrando como pequenas equipes de professores constroem seu CTPC em um ambiente virtual de aprendizagem - Virtual Math Teams with GeoGebra.  Assim, por meio do nosso projeto, eMat, estamos dando suporte para professores que estão dispostos a usarem novas tecnologias digitais, as quais podem ser úteis para que os seus alunos manipulem objetos matemáticos e percebam relações entre os objetos e relações de relações.

Referências

ALAGIE, G.; ALAGIE, M. Collaborative mathematics learning in online environments. In D. Martinovic, V. Freiman, e Z. Karadag (Eds.), Visual mathematics and cyberlearning, New York: Springer, p. 23-48, 2013.

BAIRRAL, M. A. Discurso, Interação e Aprendizagem Matemática em Ambientes Virtuais a Distância. Seropédica: Edur, 2007.

BALL, D. Teacher learning and mathematics reforms: What we think we know and what we need to learn. Phi Delta Kappan, 77 (7), 500–508, 1996.

BALL, D. L.; McDIARMID, G. W. The subject matter preparation of teachers. In: W. R. Houston (Ed.), Handbook of research on teacher education (pp. 437–449). New York: Macmillan, 1990.

CHEONG, C. M.; CHEUNG, W. S. Online discussion and critical thinking skills: A case study in a Singapore Secondary School. Australasian Journal of Educational Technology , 24 (5), 556-573,2008.

D’ AMBROSIO, B. “Prefácio”, in: Lopes, C. E. e Nacarato, A. M. (eds.). Educação matemática, leitura e escrita. Campinas: Mercado de Letras, p.9-17, 2009.

GATTEGNO, C. The science of education: Part 1: Theoretical considerations. New York: Educational Solutions, 1987.

JACOBS, J., HIEBERT, J., GIVVIN, K., HOLLINGSWORTH, H., GARNIER, H.; WEARNE, D. Does eighth-grade mathematics teaching in the United States align with the NCTM Standards? Results from the TIMSS 1995 and 1999 video studies. Journal for Research in Mathematics Education, 36, p. 5-32, 2006.

JONES, K. Teacher knowledge and professional development in geometry. British Society for Research into Learning Mathematics, 20(3), p. 109-114, 2000.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Introducing TPCK. In AACTE Committee on Innovation and Technology (Ed.), Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge for Educators. New York: Routledge, 2008.

LI, Y., DONG, M.; HUANG, R. Toward a Semantic Forum for Active Collaboration Learning. Educational Technology & Society, 12 (4), p. 71-86, 2009.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108 (6), p. 1017–1054, 2006.

MOUZA, C. Does research-based professional development make a difference? A longitudinal investigation of teacher learning in technology integration. Teachers College Record, 111(5), p.1195-1241, 2009.

OLIVERO, F.; ROBUTTI, O. Measuring in dynamic geometry environments as a tool for conjecturing and proving. International journal of Computers for Mathematical Learning, 12, p.135-156, 2007.

PONTE, J. P. Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat (CD, p.25-39). Lisboa APM,2003.

POWELL, A. B. Socially emergent cognition: Particular outcome of student-to-student discursive interaction during mathematical problem solving. Horizontes, 24 (1), 33-42, 2006.

POWELL, A. B. “Caleb Gattegno (1911-1988): a famous mathematics educator from Africa?”.Revista Brasileira de História da Matemática, Especial nº 1, p. 199-209, 2007.

POWELL, A. B.; BAIRRAL, M. A. A escrita e o pensamento matemático: interações e potencialidades. Campinas: Papirus, 2006.

POWELL, A. B.; GRISI-DICKER, L. Toward collaborative, discourse-focused learning with dynamic geometry environments. Paper presented at the 12th International Congress on Mathematical Education, Seoul, Korea, 2012.

SERRADÓ, A. E-forum, a strategy for developing key competences of communication in, with and about mathematics. In GÓMEZ CHOVA, L., BELENGUER, D. M. & TORRES, I. C. (Ed.), Proceedings of the International Conference and New Learning Technologies (EDULEARN) (p. 1-12). Barcelona: International Association for Technology, Education and Development (IATED), 2009.

SERRADÓ, A. How to question in an on-line forum to promote a democratic mathematical knowledge construction? International Journal for Mathematics in Education (Special Issue),369-374, 2012.

SFARD, A. “Symbolizing mathematical reality into being—Or how mathematical discourse and mathematical objects create each other”, In: COBB, P. et al. (eds.). Symbolizing and communicating in mathematics classrooms: Perspectives on discourse, tools, and instructional design. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, p.37-98, 2000.

SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15 (2), p. 4–14, 1986.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), p. 1–22, 1987.

STAHL, G. Group cognition: Computer support for building collaborative knowledge. Cambridge: MIT, 2006.

STAHL, G., KOSCHMANN, T.; SUTHERS, D. Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: Uma perspectiva histórica. Boletim Gepem(53), p.11-42, 2008.

STAHL, G. (Ed.). Studying Virtual Math Teams. New York: Springer, 2009.

STIGLER, J.; HIEBERT, J. The teaching gap: Best ideas from the world’s teachers for improving education in the classroom. New York: The Free Press, 1999.

YACKEL, E.; COBB, P. Sociomathematical norms, argumentation, and autonomy in mathematics. Journal for Research in Mathematics Education, 27(4), p. 458-477, 1996.

Downloads

Publicado

01-01-2014

Como Citar

POWELL, A. B. . Construção colaborativa do conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo de professores de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 64, p. 88–103, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.15. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/15. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos