Uma fala no ambiente escolar: legitimando significados algébricos

Autores

  • Antonio José Lopes Centro de Educação Matemática
  • Joaquin Giménez Universidade de Barcelona
  • Yuly Vanegas Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.007

Palavras-chave:

Produção de Significados, Legitimidade, Modelo dos Campos Semânticos, Ambiente de Inspiração Lakatosiana, Fazer Matemático

Resumo

Neste artigo, o propósito é re-visar (=olhar de novo) a fala de alunos de 13 anos enquanto resolviam situações relacionais que levam ao pensamento algébrico. Para isso utilizamos o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) para identificar elementos do conhecimento matemático que prevalecem nos alunos, quando deixamos que eles falem com liberdade, inquirindo, fazendo conjecturas e argumentando. O MCS permite que se reflita sobre a importância da escuta e como se legitima a fala e a produção de alunos no processo de fazer matemática em sala de aula quando enfrentam tarefas ricas e significativas. As experiências aqui relatadas fazem parte de um projeto de pesquisa sobre o que foi chamado de um ambiente de aula de inspiração lakatosiana (LOPES, 2016). Em particular, nos interessamos pela qualidade da produção cientifica/matemática das falas dos alunos nesse ambiente.

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Publicado

01-01-2018

Como Citar

LOPES, A. J. .; GIMÉNEZ, J. .; VANEGAS, Y. . Uma fala no ambiente escolar: legitimando significados algébricos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 72, p. 100–111, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.007. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/149. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos