A Dinâmica dos núcleos na produção de significados para a Álgebra Linear
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2018.005Palavras-chave:
Educação Matemática, Produção de Significados, Núcleo, Dinâmica, Álgebra LinearResumo
Neste artigo apresentamos uma investigação sobre a dinâmica dos núcleos no processo de produção de significados de estudantes para a Álgebra Linear. O objetivo da pesquisa foi o de ampliar nosso entendimento sobre esta noção presente no Modelo dos Campos Semânticos a partir do estudo de sua dinâmica. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa de investigação, cujo trabalho de campo foi desenvolvido em uma sala de aula da disciplina Álgebra Linear. A coleta de dados aconteceu a partir do momento em que um problema foi proposto à turma e que desencadeou a produção de significados dos estudantes na direção de encontrar sua solução. A observação teve duração de, aproximadamente, dois meses, em que alunos divididos em grupos investigaram a resolução do problema. A análise da dinâmica do processo foi elaborada, considerando as ações enunciativas dos sujeitos de pesquisa. O estudo revelou que esses sujeitos produziram significados diferentes para o problema proposto e, como consequência, observou-se a constituição de diferentes núcleos, sugerindo que não há uma dinâmica dos núcleos, mas dinâmicas peculiares a cada sujeito.
Referências
André, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 16 ed. Campinas: Papirus, 2009 (Série Prática Pedagógica)
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 2013.
BRUNER, J. Realidade Mental, Mundos Possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GOODMAN, N. Of mind and other matters. London: Harvard University Press, 1984.
LINS, R. C.; Gimenez, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997. (Coleção perspectivas em Educação Matemática).
LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, p.75-94, 1999.
LINS, R. C. The production of meaning for algebra: a perspective based on a theorical model of semantic fields. In: Sutherland, R. et al. (Ed.). Perspectives on school algebra. London: Kluwer Academic Publishers, p.37-60, 2001.
LINS, R.C. O Modelo dos campos semânticos: estabelecimentos e notas de teorizações. In: Angelo, C.L. et al. (orgs.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012.
SILVA, A.M. Sobre a Dinâmica da Produção de Significados para a Matemática. 2003. 243p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP, 2003.
SILVA, A. M; LINS, R.C. Sobre a Dinâmica da Produção de Significados para a Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v.6(2), p.01-30, 2013.
VIGOTSKII, L.S; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 3ed. São Paulo: ícone, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.