A Dinâmica dos núcleos na produção de significados para a Álgebra Linear

Autores

  • Amarildo Melchiades da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.005

Palavras-chave:

Educação Matemática, Produção de Significados, Núcleo, Dinâmica, Álgebra Linear

Resumo

Neste artigo apresentamos uma investigação sobre a dinâmica dos núcleos no processo de produção de significados de estudantes para a Álgebra Linear. O objetivo da pesquisa foi o de ampliar nosso entendimento sobre esta noção presente no Modelo dos Campos Semânticos a partir do estudo de sua dinâmica. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa de investigação, cujo trabalho de campo foi desenvolvido em uma sala de aula da disciplina Álgebra Linear. A coleta de dados aconteceu a partir do momento em que um problema foi proposto à turma e que desencadeou a produção de significados dos estudantes na direção de encontrar sua solução. A observação teve duração de, aproximadamente, dois meses, em que alunos divididos em grupos investigaram a resolução do problema. A análise da dinâmica do processo foi elaborada, considerando as ações enunciativas dos sujeitos de pesquisa. O estudo revelou que esses sujeitos produziram significados diferentes para o problema proposto e, como consequência, observou-se a constituição de diferentes núcleos, sugerindo que não há uma dinâmica dos núcleos, mas dinâmicas peculiares a cada sujeito.

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Publicado

01-01-2018

Como Citar

MELCHIADES DA SILVA, A. . A Dinâmica dos núcleos na produção de significados para a Álgebra Linear . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 72, p. 52–73, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.005. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/147. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos