Uma discussão da matemática do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Edivagner Souza dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • João Ricardo Viola dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.004

Palavras-chave:

Matemática do Professor de Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Modelo dos Campos Semânticos

Resumo

Neste artigo apresentamos uma discussão da matemática do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, tomamos como principal referência a noção de matemática do professor de matemática, apresentada por Romulo Lins (2006). Por meio de leituras de produções escritas de alunos e de diálogos entre alunos e professores em salas de aula de matemática, produzimos delineamentos a respeito da prática profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais. Nossas principais considerações são em relação à construção de repertórios com professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental, para lerem e produzirem com as produções de significados matemáticos e não matemáticos de alunos.  

Referências

BALL, D. L.; BASS, H. Toward practice-based theory of mathematical knowledge for teaching. In: B. Davis.; E. Smith (Eds). Proceedings of the 2002 Annual Meeting of the Canadian Mathematics Education Study Group, Edmonton, 2003. Edmonton. Proceedings… Edmonton: CMESG/GCEDM, 2003, p. 3-14.

BALL, D.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. C. Content Knowledge for Teaching: What make it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008

LINARDI, P. R. Rastros da formação Matemática na prática profissional do professor de matemática. 2006. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

LINS, R. C. Por que discutir Teoria do Conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. Rio Claro: Editora UNESP, 1999. p. 75 – 94.

______. Characterizing the mathematics of the mathematics teacher from the point of view of meaning production. In: 10th International Congress on Mathematical Education, Copenhagen, 2006. Copenhagen. Proceedings… Plenary and Regular Lectures, 2006, p. 1-16.

______. A diferença como oportunidade para aprender. In: Peres, E. et al. (orgs.). Processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e cultura: livro 3. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 530-550.

______. Modelo dos Campo Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. Org. Claudia Laus Angelo [et al.]. São Paulo: Midiograf, 2012.

LINS, R. C. & GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

MA, L. Saber e Ensinar Matemática Elementar. Lisboa: Gradiva, 2009.

MOREIRA, P. C. O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

ROWLAND, T.; HUCKSTEP, P.; THWAITES, A. Elementary teachers’ mathematics subject knowledge: the knowledge quartet and the case of Naomi. Journal of Mathematics Teacher Education, New York, v.8, n.3, p. 255–281, 2005

ROWLAND, T. Researching teachers' mathematics disciplinary knowledge. In P. Sullivan and T. Wood (Eds.) International handbook of mathematics teacher education: vol.1. Knowledge and beliefs in mathematics teaching and teaching development. Rotterdam: Sense Publishers, p. 273-298, 2008

SANTOS, E. S. Um Long Play Sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

VIOLA DOS SANTOS. Legitimidades possíveis para a Formação Matemática de Professores de Matemática (Ou: Assim falaram Zaratustras: uma tese para todos e para ninguém). 2012. 360p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

VIOLA DOS SANTOS, LINS, R. C. Movimentos de Teorizações em Educação Matemática. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online), v. 30, p. 325-367, 2016.

Downloads

Publicado

01-01-2018

Como Citar

SOUZA DOS SANTOS, E. .; VIOLA DOS SANTOS, J. R. Uma discussão da matemática do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 72, p. 38–51, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.004. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/146. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos