Uma discussão da matemática do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Edivagner Souza dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • João Ricardo Viola dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2018.146

Palavras-chave:

Matemática do Professor de Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Modelo dos Campos Semânticos

Resumo

Neste artigo apresentamos uma discussão da matemática do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, tomamos como principal referência a noção de matemática do professor de matemática, apresentada por Romulo Lins (2006). Por meio de leituras de produções escritas de alunos e de diálogos entre alunos e professores em salas de aula de matemática, produzimos delineamentos a respeito da prática profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais. Nossas principais considerações são em relação à construção de repertórios com professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental, para lerem e produzirem com as produções de significados matemáticos e não matemáticos de alunos.  

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Publicado

01-01-2018

Como Citar

SOUZA DOS SANTOS, E. .; VIOLA DOS SANTOS, J. R. Uma discussão da matemática do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 72, p. 38–51, 2018. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2018.146. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/146. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos