Conhecimento em Nietzsche, Foucault e Romulo Campos Lins: ancoragens a partir do Modelo dos Campos Semânticos
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2018.003Palavras-chave:
Conhecimento, Educação Matemática, Produção de Significado, Modelo dos Campos SemânticosResumo
O presente artigo apresenta dois cenários constituídos a partir de resíduos de enunciação apresentados em conversas com alunos, nos quais os respectivos professores adotam o Modelo dos Campos Semânticos para analisarem os significados produzidos pelos participantes, com o propósito de estabelecer um espaço comunicativo, a fim de que produzam novos significados a respeito dos respectivos assuntos tratados. Utilizamos estes cenários para discutir e confrontar os conceitos de conhecimento, segundo o referencial adotado e destacamos que o professor ancorado por tais conceitos, como posto por Friedrich W. Nietzsche, Michel Foucault e Romulo Campos Lins, nutre-se de maior possibilidade de efetuar leituras plausíveis e positivas para entender o que (o porquê, de onde e para quem) o aluno diz o que diz, de modo que possamos intervir nos processos de ensino e, por conseguinte, de aprendizagem.
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