Conversas entre o Modelo dos Campos Semânticos e a Psicologia Econômica na leitura do processo de tomada de decisão envolvendo trocas intertemporais em Ambientes de Educação Financeira Escolar

Autores

  • Ivail Muniz Jr Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.002

Palavras-chave:

Ambientes de Educação Financeira Escolar, Tomada de decisão, Modelo dos campos semânticos, Efeitos de enquadramento, Trocas intertemporais

Resumo

Esse artigo apresenta um recorte de uma investigação da produção de significados de um grupo de estudantes de Ensino Médio envolvendo trocas intertemporais relacionadas à tomada de decisão, relacionadas ao problema clássico de se comprar à vista com desconto ou a prazo “sem juros”. Para analisar a tomada de decisão dos participantes, utilizam-se duas lentes teórico-metodológicas: o Modelo dos Campos Semânticos e alguns estudos sobre aversão a perdas e efeitos de enquadramento, oriundos da Psicologia Econômica. Os resultados apontam para uma interligação, conexão, aderência entre os aspectos matemáticos e não matemáticos na tomada de decisão dos estudantes; para o surgimento de alternativas para além das opções apresentadas e ainda para a emergência de posicionamentos críticos sobre taxas de juros cobradas em financiamentos e na forma como opções de pagamento são intencionalmente apresentadas.

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Publicado

01-01-2018

Como Citar

MUNIZ JR, I. . Conversas entre o Modelo dos Campos Semânticos e a Psicologia Econômica na leitura do processo de tomada de decisão envolvendo trocas intertemporais em Ambientes de Educação Financeira Escolar. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 72, p. 4–24, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.002. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/144. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos