Integral definida na geometria: tarefas para o cálculo de volumes

Autores

  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Higgor Henrique Dias Goes Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.141

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Tarefas matemáticas, Recursos tecnológicos

Resumo

A proposta de tarefas aqui apresentada explora uma das aplicações do cálculo integral de uma variável: o volume de sólidos gerados a partir da revolução de uma curva em relação a um eixo. Além do auxílio de recursos tecnológicos para a visualização, a tarefa intenta relacionar tópicos da geometria espacial como ponto de partida para a obtenção de uma fórmula geral do volume de um sólido gerado pela revolução de curvas quaisquer.

Referências

BORBA. M.C.; SILVA, R.S.R; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática, Sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

FREUDENTHAL, H. Mathematics as an educational task. Dordrecht: D. Reidel Publishing Company, 1973.

. Revisiting Mathematics Education. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1991.

TREVISAN, A. L.; GOES, H. H. D. O método da exaustão e o cálculo de áreas: proposta de uma tarefa com auxílio do GeoGebra. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 52, p. 79-85,2016.

Downloads

Publicado

01-06-2017

Como Citar

TREVISAN, A. L. .; DIAS GOES, H. H. . Integral definida na geometria: tarefas para o cálculo de volumes. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 71, p. 136–140, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.141. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/141. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para aula