Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação a frações

Autores

  • Andresa Maria Justulin Doutoranda em Educação Matemática, UNESP/Rio Claro
  • Nelson Antonio Pirola Professor, Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.14

Palavras-chave:

Escala de atitudes, Frações, Matemática, Atitudes

Resumo

O presente estudo refere-se à adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação a frações. O instrumento elaborado baseou-se na escala de atitudes em relação à matemática, testada, adaptada e validada por Brito (1996). Os sujeitos foram 373 estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual da região de Jaú, SP. Além da escala de atitudes, os alunos responderam a um questionário sobre a vida escolar e sobre a Matemática e as atividades desenvolvidas na disciplina. Os vinte itens da escala foram submetidos à análise fatorial e os resultados obtidos mostraram que a adequação da amostra, medida pelo teste de Kaiser-Meyer-Oklin, KMO = 0,958, é considerada excelente, pois está acima de 0,900. Já o coeficiente de alfa de Cronbach que varia de 0 a 1, foi de 0,9443, o que demonstra uma boa consistência interna do instrumento.

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Publicado

01-01-2014

Como Citar

JUSTULIN, A. M. .; PIROLA, N. A. . Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação a frações. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 64, p. 71–87, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.14. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/14. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos