A matemática e a potência espinosana de conhecer

Autores

  • Fernando Bonadia de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.139

Palavras-chave:

Matemática, Ensino-aprendizagem, História da Educação Moderna, Filosofia da Educação Moderna, Espinosa (1632-1677)

Resumo

Este artigo estabelece uma reflexão a partir do entrelaçamento de três campos do conhecimento: filosofia, matemática e educação. O núcleo da triangulação proposta é o pensamento de Bento de Espinosa, filósofo holandês do século XVII, que expôs sua filosofia à maneira dos geômetras e que considerou a dedução geométrica, por seu rigor demonstrativo, a via mais adequada ao ensino. Este texto pretende articular a matemática, tomada por Espinosa como norma de verdade impulsionadora da potência de conhecer, ao esforço por combater a ignorância, a tristeza e as superstições. A filosofia, materializada pela coerência da geometria e por sua força revolucionária no despertar da ciência moderna, se opõe ao esquema imaginário dos preconceitos alimentados por déspotas e teólogos desde o começo da era cristã. O debate atravessa dimensões pedagógicas, éticas e teológico-políticas, podendo contribuir, eventualmente, para uma nova significação do ato de aprender e ensinar matemática.

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Publicado

01-06-2017

Como Citar

BONADIA DE OLIVEIRA, F. . A matemática e a potência espinosana de conhecer. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 71, p. 114–126, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.139. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/139. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos