Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2017.039Palavras-chave:
Estudo de aula, Desenvolvimento profissional, Abordagem exploratória, Formação contínua, Ensino BásicoResumo
O estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional originário da cultura japonesa, onde está profundamente enraizado. Muitas adoções noutros países procuram seguir exatamente o que se faz no Japão. Contudo, os processos de ensino-aprendizagem são marcados pelas culturas nacionais e isso tem levado a investigar as adaptações necessárias para a adequação do estudo de aula a diferentes contextos. Assim, o nosso objetivo é saber o modo como participantes em estudos de aula em Portugal percecionam este processo formativo no que respeita à sua dinâmica e à perspetiva curricular. Apresentamos uma conceção geral sobre estudos de aula bem como as adaptações feitas nos estudos que desenvolvemos. Ilustramos com um exemplo realizado com professores do 1.º ciclo do ensino básico, referindo o balanço feito pelos participantes. Terminamos com uma discussão sobre as adaptações feitas neste processo formativo, procurando sistematizar a razão de ser das suas potencialidades.
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