Dificuldades e concepções de licenciandos em Matemática a respeito dos conceitos de dependência e independência linear
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2017.038Palavras-chave:
Educação Matemática, Dificuldades, Aporte teórico APOS, Álgebra Linear, Dependência e independência linearResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou investigar dificuldades e concepções, segundo o aporte teórico APOS (action-process-object-schema), referentes aos conceitos de dependência e independência linear de licenciandos em Matemática. Para tanto, analisaram-se os registros escritos de cinco questões que foram aplicadas em uma turma do segundo ano da Licenciatura em Matemática de uma universidade do norte do Paraná. Conclui-se, com relação às dificuldades, que grande parte dos participantes da pesquisa apresentaram alguma dificuldade no que diz respeito: à linguagem empregada na Álgebra Linear; ao entendimento dos conceitos de dependência e independência linear; à identificação dos conjuntos linearmente dependentes e independentes e ao reconhecimento da representação gráfica de vetores linearmente dependentes. E conclui-se, com relação às concepções, de acordo com o aposte teórico APOS, que houve a manifestação da concepção ação e da concepção processo, sendo que a concepção ação foi a mais evidenciada nos licenciandos.
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