Dificuldades e concepções de licenciandos em Matemática a respeito dos conceitos de dependência e independência linear

Autores

  • Mariany Layne de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.137

Palavras-chave:

Educação Matemática, Dificuldades, Aporte teórico APOS, Álgebra Linear, Dependência e independência linear

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou investigar dificuldades e concepções, segundo o aporte teórico APOS (action-process-object-schema), referentes aos conceitos de dependência e independência linear de licenciandos em Matemática. Para tanto, analisaram-se os registros escritos de cinco questões que foram aplicadas em uma turma do segundo ano da Licenciatura em Matemática de uma universidade do norte do Paraná. Conclui-se, com relação às dificuldades, que grande parte dos participantes da pesquisa apresentaram alguma dificuldade no que diz respeito: à linguagem empregada na Álgebra Linear; ao entendimento dos conceitos de dependência e independência linear; à identificação dos conjuntos linearmente dependentes e independentes e ao reconhecimento da representação gráfica de vetores linearmente dependentes. E conclui-se,  com  relação  às concepções,  de  acordo  com  o  aposte  teórico  APOS,  que  houve  a manifestação da concepção ação e da concepção processo, sendo que a concepção ação foi a mais evidenciada nos licenciandos.

Referências

ANDREOLI, Daniela Inés. Análisis de los obstáculos en la construcción del concepto de Dependencia Lineal de vectores en alumnus de primer año de la universidad. 2009. 194 f. Dissertação (Mestrado en Ciencias en Matemática Educativa). Centro de Investigación y em Ciencia Aplicada y Tecnologia Avanzada, Instituto Politécnico Nacional, Distrito Federal – México, 2009. Disponível em: <http://www.matedu.cicata.ipn.mx/tesis/maestria/andreoli_2009.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2015.

ALVES DIAS, Marlene. ARTIGUE, Michelle. Articulation Problems Between Different Systems of Representations in Linear Algebra. In: International Conference for the Psychology of Mathematics Education, 19., Pernambuco, 1995. Proceedings… São Paulo: Atual Editora, 1995. Volume 2. 290 p. 42 – 49.

ASIALA, Mark, et al. A Framework for Research and Curriculum development in Undergraduate Mathematics Education. In: KAPUT, J., et al. (Eds.). Research in Collegiate Mathematics education, 2. Washington: American Mathematical Society, 1996, p. 1-32. Disponível em: <http://www.math.kent.edu/~edd/Framework.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2014.

CELESTINO, Marcos R. Ensino-Aprendizagem da Álgebra Linear: as pesquisas brasileiras na década de 90. 2000. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

DORIER, Jean-Luc. Use of history in a research work on the teaching of linear algebra. In: KATZ, V. (Ed.). Using history to teach mathematic – An international perspective. Washington D.C.: The Mathematical Association of America (Inc.), 2000, p. 99-110. Disponível em: Acesso: 05 jan. 2015.

DORIER, Jean-Luc; SIERPINSKA, Anna. Research into the teaching and learning of linear algebra. In: HOLTON, Derek et al. (Eds). The Teaching and Learning of Mathematics at University Level: an ICMI Study. Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2001. p. 255-273.

DUBINSKY, Ed. Reflective abstraction in advanced mathematical thinking. In: TALL, David. Advanced Mathematical Thinking, Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2002, p. 95-123

DUBINSKY, Ed; MCDONALD, Michael A. APOS: A Constructivist Theory of Learning in Undergrad Mathematics Education Research. In D. Holton et al. (Eds.), The teaching and Learning of Mathematics at University Level: An ICMI Study, Kluwer Academic Publishers, 2001, p. 273-280. Disponível em: <http://www.math.kent.edu/~edd/ICMIPaper.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2014.

KARRER, Monica; JAHN, Ana Paula. Transformações lineares planas: um estudo com base nos registros de representação semiótica e na utilização da geometria dinámica. Boletim Gepem, Rio de Janeiro, n.55, p. 19-40, jul./dez., 2009. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=article&op=view&path%5B%5D=37 >. Acesso em: 01 jul. 2016.

KÚ, Darly; TRIGUEROS, Maria; OKTAÇ, Asuman. Comprensión del Concepto de base de un espacio vectorial desde el punto de vista de la teoria APOE. Educación Matemática, México, v. 20, n.2, 2008, p. 65-89. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=40512062004>. Acesso em: 10 jul. 2014.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. SOUZA, Mariany L. Dependência e independência linear: um estudo a respeito das dificuldades e concepções de licenciandos em Matemática. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

STEWART, Sepideh. Understanding linear algebra concepts through the embodied, symbolic and formal words of mathematical thinking. 2008. 300f. Tese (Doctor of philosophy of science in mathematics education) – University of Auckland, Auckland, 2008. Disponível em:<https://researchspace.auckland.ac.nz/bitstream/handle/2292/2912/01front.pdf?sequence=1> Acesso em: 21 maio 2015.

TALL, David; VINNER, Shlomo. Concept image and concept definition in Mathematics wich particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, 12, p. 151-169, 1981.

Downloads

Publicado

01-06-2017

Como Citar

SOUZA , M. L. de .; PEREIRA DAS DORES SAVIOLI, A. M. . Dificuldades e concepções de licenciandos em Matemática a respeito dos conceitos de dependência e independência linear. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 71, p. 79–97, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.137. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/137. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos