Formação Inicial de Professores: Reflexões sobre o ensino e os conteúdos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Sara Soares Costa Mamona Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.136

Palavras-chave:

Conteúdos para a EJA, Educação de Jovens e Adultos, Ensino na EJA, Etnomatemática, Formação Inicial de Professores de Matemática

Resumo

Este artigo tem como finalidade discutir sobre o ensino da matemática para Educação de Jovens e Adultos – EJA – enquanto reflexão a ser construída durante a formação Inicial de Professores. A metodologia utilizada baseia-se em dados obtidos a partir de pesquisa bibliográfica e o trabalho está distribuído em cinco seções, sendo: uma introdução com as principais discussões do artigo; três seções para discussão teórica e uma conclusão. Inicialmente, tem-se uma retrospectiva histórica sobre a EJA e a formação inicial de professores de matemática no Brasil para, posteriormente, discutir como o conhecimento matemático, que surge para resolver os problemas dos sujeitos, tem se apresentado distante e difícil para os alunos, inclusive os da EJA.  Finalmente, apresenta a Etnomatemática como um caminho para valorização dos conhecimentos produzidos por grupos não hegemônicos. As conclusões apontam que a escolha de conteúdos e formas de ensinar matemática na EJA perpassam pelo projeto de sociedade e de sujeito que se pretende formar.

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Publicado

01-06-2017

Como Citar

COSTA MAMONA, S. S. . Formação Inicial de Professores: Reflexões sobre o ensino e os conteúdos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 71, p. 68–78, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.136. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/136. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos