Matemática para a primeira série em livros didáticos russos

Autores

  • Circe Mary Silva da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.135

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Livro Didático, Ensino Desenvolvimental, Rússia

Resumo

O presente texto visa responder a seguinte questão investigativa: quais conteúdos e metodologia são propostos para o ensino da matemática para a primeira série do ensino fundamental no livro didático das autoras Moro, Volkova, Stepanova e Bantova? O material escolhido para a análise foi uma coleção de livros das autoras intitulada Matemática, de 2011, e para um aprofundamento desta coleção, foi analisada a obra, Matemática recomendações metodológicas para a primeira série, de Bankova et al (2014), além do livro de Bakhtina (2012), guia para a utilização da referida coleção, no primeiro ano. A análise qualitativa centrou-se nas categorias: numeração, problemas lógicos, operações de adição e subtração, formulação de problemas, introdução ao pensamento algébrico, geometria. Além da análise documental, realizou-se entrevista on-line com as autoras da obra Matemática. Constatou-se a presença de um ensino desenvolvimental na proposta metodológica de matemática das autoras.

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Publicado

01-06-2017

Como Citar

SILVA DA SILVA , C. M. . Matemática para a primeira série em livros didáticos russos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 71, p. 51–67, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.135. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/135. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos