Matemática para a primeira série em livros didáticos russos
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2017.036Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Livro Didático, Ensino Desenvolvimental, RússiaResumo
O presente texto visa responder a seguinte questão investigativa: quais conteúdos e metodologia são propostos para o ensino da matemática para a primeira série do ensino fundamental no livro didático das autoras Moro, Volkova, Stepanova e Bantova? O material escolhido para a análise foi uma coleção de livros das autoras intitulada Matemática, de 2011, e para um aprofundamento desta coleção, foi analisada a obra, Matemática – recomendações metodológicas para a primeira série, de Bankova et al (2014), além do livro de Bakhtina (2012), guia para a utilização da referida coleção, no primeiro ano. A análise qualitativa centrou-se nas categorias: numeração, problemas lógicos, operações de adição e subtração, formulação de problemas, introdução ao pensamento algébrico, geometria. Além da análise documental, realizou-se entrevista on-line com as autoras da obra Matemática. Constatou-se a presença de um ensino desenvolvimental na proposta metodológica de matemática das autoras.
Referências
BAKHTINA, S. V. Para o desenvolvimento de cada aula de matemática dos livros de Moro, 4a. edição, Moscou: Editora Ekzamen, 2012. 319 p. serie Coletânea de metodologia de ensino.
BANTOVA, M. A.; BELTIUKOVA, G.V.; VOLKOVA, S.I.; STEPANOVA, S. V.; IGUCHEVA, I. A. Matemática – recomendações metodológicas para a primeira série: ajuda para professores das instituições gerais de ensino. Moscou: Prosvechenia, 2014.
BELTIUKOVA, VOLKOVA E STEPANOVA. Entrevista com as autoras na forma on-line. Em 20 de abril de 2015.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Estudo e Pesquisa. São Paulo, v. 30. n. 3, p. 549-566, set/dez 2004.
CIAVATTA, Maria. Estudos comparados: sua epistemologia e sua historicidade. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, suplemento, p. 129-151, 2009.
DAMAZIO, A. Elaboração de Conceitos Matemáticos: Abordagem Histórico-Cultural. In: 29a Reunião Anual - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2006, Caxambu. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu: Anped, 2006. p. 1-19.
DAVYDOV, V. V. Experiência de introdução do ensino de álgebra na escola inicial [Opyt vvedeniya elementov algebry v natchalcnoy chkole]. Sovetskaya Pedagogika. Moscou. 1962, n. 8.
. Problemas do ensino desenvolvimental – a experiência da pesquisa teórica e experimental na Psicologia. Traduzido por José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. Soviet Education, Aug. 1988. VOL XXX, N° 8, sob o título “Problems of Developmental Teaching. The Experience of Theoretical and Experimental Psychological Research – Excerpts”.
. Tipos de generalización en la enseñanza. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.
MORO, M. I. ; VOLKOVA, S. I. ; CTEPANOVA, S. V. Matemática. v. 1 (Mатематика). 1o ano.Moscou: Proveschenia, 2011.
MORO, M.I. ; BANTOVA, M.A.; BELTIUKOVA, G.V.; VOLKOVA, S.I.; STEPANOVA, S.V.; IGUCHEVA, I.A. Matemática. v. 2 (Mатематика). 1o ano. Moscou: Proveschenia, 2011.
ROSA, J. E. Proposições de Davýdov para o ensino de Matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, 2012. 244f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.