O conceito de divisão no modo de organização do ensino proposto por davýdov e colaboradores

Autores

  • Josélia Euzébio da Rosa Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Sandra Crestani Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2017.035

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Davýdov, Modo de organização do ensino, Conceito de Divisão

Resumo

Investigamos  o  modo  de  organização  de  ensino  proposto  por  Davýdov  com  a  finalidade  de promover o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes por meio da apropriação dos conceitos científicos. Davýdov propõe que o ensino seja organizado por meio de tarefas de estudos, constituídas de seis ações, cujo desenvolvimento ocorre durante a resolução de um sistema de tarefas particulares. Em sua concepção, todos os conceitos são constituídos por uma relação universal. Nessa proposição, em uma pesquisa de caráter bibliográfico, analisamos as manifestações da relação universal do conceito de divisão. Constatamos que tal relação é revelada no movimento de modelação que segue do plano objetal ao gráfico e literal por meio da unidade básica, intermediária e o total de ambas. A gênese do conceito, na interconexão desses elementos, desencadeia um movimento conceitual orientado do geral para o particular e singular por meio da inter-relação das significações algébricas, geométricas e aritméticas.

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Publicado

01-06-2017

Como Citar

ROSA, J. E. da .; CRESTANI, S. . O conceito de divisão no modo de organização do ensino proposto por davýdov e colaboradores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 71, p. 35–50, 2017. DOI: 10.4322/gepem.2017.035. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/133. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos