Análise da organização do ensino da matemática na educação infantil sob o olhar da teoria histórico-cultural

Autores

  • Marlova Neumann Araujo Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Ademir Damazio Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.132

Palavras-chave:

Educação Infantil, Histórico-Cultural, Organização do Ensino, Currículo, Matemática

Resumo

O presente artigo apresenta a análise da organização do ensino da Matemática de uma Proposta

Curricular de Educação Infantil de um município do sul do Santa Catarina, que indica a Teoria Histórico-Cultural como seu fundamento. Utilizaram-se os princípios do método de Vigotski para a análise  do  objeto  de  estudo:  as  orientações  para  a  organização  do  ensino  de  matemática  na Educação Infantil, em instância municipal. Verificou-se divergência entre a prática de organização proposta com a teoria aclamada, que se manifesta em indicações fossilizadas, pois expressa pensamentos correntes nos âmbitos escolares sem respaldo teórico, bem como pela evidência de entendimento, expresso no documento, de tendências e modelos organizacionais construtivistas.

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Publicado

01-06-2017

Como Citar

NEUMANN ARAUJO, M. .; DAMAZIO, A. . Análise da organização do ensino da matemática na educação infantil sob o olhar da teoria histórico-cultural. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 71, p. 21–34, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.132. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/132. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos