Uma experiência de ensino e aprendizagem em matemática: situações- problema no desenvolvimento de competências e habilidades

Autores

  • Gabriele Bonotto Universidade La Salle e Faculdade Cesuca
  • Vera Lucia Felicetti Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2017.033

Palavras-chave:

Situações-problema, Competências e habilidades, Teoria dos Campos Conceituais, Estruturas aditivas

Resumo

Este  artigo  é  recorte  de  uma  dissertação  e  seu  objetivo  foi  avaliar  as contribuições que  uma experiência de ensino, baseada na Teoria dos Campos Conceituais, trouxe para o desenvolvimento de competências e habilidades na resolução de situações-problema do campo aditivo. Esta pesquisa corresponde a um estudo de caso  com abordagem qualitativa e quantitativa e teve três fases, começando com um pré-teste, que continha situações-problema envolvendo o dia a dia dos educandos e a Teoria dos Campos Conceituais. Após, foi realizada uma experiência de ensino. Durante a experiência, quatro alunos foram acompanhados por meio dos registros de suas falas e produções. Ao fim do percurso planejado, o pós-teste foi aplicado à turma de alunos. Os resultados evidenciaram que trabalhar situações-problema de composição e transformação auxilia no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, desenvolvendo novas habilidades, competências, conceitos-em-ação e teoremas-em-ação.

Referências

Alsina Pastells, À. I. Desenvolvimento de competências Matemáticas com recursos lúdico- manipulativos para crianças de 6 a 12 anos: metodologia. Curitiba: Base Editorial. 2009.

Antunes, A. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione. 2001.

Dante, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática: 1ª a 5ª séries. (12ª. ed.). São

Paulo: Ática. 2007.

Etcheverria, T. C. Um estudo sobre o campo conceitual aditivo nos anos iniciais do Ensino

Fundamental. Caxambu: UFRB. 2010.

Freitas, M. T. A. Vigotski e Bakhtin – psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Ática.1994.

Magina, S., Campos, T. M. M., Nunes, T., Citirana, V. Repensando adição, subtração:

contribuições da teoria dos campos conceituais (3a ed.). São Paulo: Proem. 2001.

Moreira, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 1, 7-29. Acesso em 05 de março de 2014. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID80/v7_n1_a2002.pdf. 2002

Perrenoud, P. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed. 1999. Piaget, J. Epistemologia genética (3ª. ed.). São Paulo: Martins Fontes. 2007.

Vergnaud, G. Teoria dos campos conceituais. In: J. Brun (Org.). Didática das Matemáticas (pp

-191). Lisboa: Instituto Piaget. 1993.

Vergnaud, G. A teoria dos campos conceituais na construção dos conhecimentos. Revista Geema: Tempo de Romper para Fecundar, v. (4), 9-19. 1996.

Vergnaud, G. A criança, a matemática e a realidade. Curitiba: UFPR, 2014.

Vygotsky, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes. 1984.

Zabala, A.; Arnau, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed Editora.

Downloads

Publicado

01-06-2017

Como Citar

BONOTTO, G. .; FELICETTI , V. L. Uma experiência de ensino e aprendizagem em matemática: situações- problema no desenvolvimento de competências e habilidades. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 71, p. 3–20, 2017. DOI: 10.4322/gepem.2017.033. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/131. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos