Uma experiência de ensino e aprendizagem em matemática: situações- problema no desenvolvimento de competências e habilidades

Autores

  • Gabriele Bonotto Universidade La Salle e Faculdade Cesuca
  • Vera Lucia Felicetti Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.131

Palavras-chave:

Situações-problema, Competências e habilidades, Teoria dos Campos Conceituais, Estruturas aditivas

Resumo

Este  artigo  é  recorte  de  uma  dissertação  e  seu  objetivo  foi  avaliar  as contribuições que  uma experiência de ensino, baseada na Teoria dos Campos Conceituais, trouxe para o desenvolvimento de competências e habilidades na resolução de situações-problema do campo aditivo. Esta pesquisa corresponde a um estudo de caso  com abordagem qualitativa e quantitativa e teve três fases, começando com um pré-teste, que continha situações-problema envolvendo o dia a dia dos educandos e a Teoria dos Campos Conceituais. Após, foi realizada uma experiência de ensino. Durante a experiência, quatro alunos foram acompanhados por meio dos registros de suas falas e produções. Ao fim do percurso planejado, o pós-teste foi aplicado à turma de alunos. Os resultados evidenciaram que trabalhar situações-problema de composição e transformação auxilia no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, desenvolvendo novas habilidades, competências, conceitos-em-ação e teoremas-em-ação.

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Publicado

01-06-2017

Como Citar

BONOTTO, G. .; FELICETTI , V. L. Uma experiência de ensino e aprendizagem em matemática: situações- problema no desenvolvimento de competências e habilidades. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 71, p. 3–20, 2017. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2017.131. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/131. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos