O erro no processo de ensino-aprendizagem da matemática: errar é preciso?

Autores

  • Alina Galvão Spinillo Professora, UFPE
  • Auxiliadora Baraldi Pacheco Professora, Instituto Federal de Alagoas
  • Juliana Ferreira Gomes Professora, UFPE
  • Luciano Cavalcanti Professor, UFPE/Campus de Garanhuns

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.13

Palavras-chave:

Concepções sobre o erro, Análise de erros, Ensino-aprendizagem, Educação Matemática

Resumo

O artigo discute diferentes concepções e maneiras de lidar com o erro no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Partindo da ideia de que errar é inevitável na prática escolar, o artigo trata da questão de como transformar o erro em algo didaticamente produtivo. Ressalta-se o papel do erro na expressão e na aquisição de conhecimentos matemáticos, bem como a importância de inseri-lo  no  planejamento  e  na  dinâmica  da  sala.  As  concepções  e  propostas  discutidas  são ilustradas com exemplos retirados de pesquisas conduzidas em sala de aula e em situações controladas de investigação, versando sobre resoluções de problemas matemáticos por crianças.

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Publicado

01-01-2014

Como Citar

GALVÃO SPINILLO , A. .; BARALDI PACHECO , A. .; FERREIRA GOMES , J. .; CAVALCANTI, L. O erro no processo de ensino-aprendizagem da matemática: errar é preciso?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 64, p. 57–70, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.13. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/13. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos