Focos das Pesquisas stricto sensu Brasileiras em Investigação Matemática na Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2025.1220Palavras-chave:
Filosofia da Educação Matemática, Fenomenologia, Investigação MatemáticaResumo
Neste artigo nos interessamos pelos focos das pesquisas stricto sensu brasileiras que tematizaram a Investigação Matemática na Educação Matemática, publicadas no período de 2014 a 2023. Com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa fenomenológica-hermenêutica, conduzimo-lo com a seguinte interrogação: o que focam as pesquisas stricto sensu brasileiras em Investigação Matemática na Educação Matemática? Como desfecho os focos convergem para cinco temáticas: contribuições da Investigação Matemática; estratégias adotadas por alunos e professores no uso da Investigação Matemática em sala de aula; proposição de produtos educacionais pautados na Investigação Matemática; adoção da Investigação Matemática em sala de aula; e natureza e fundamentos da Investigação Matemática. Da análise é possível inferir que a maioria das pesquisas foca em aspectos da prática pedagógica com a Investigação Matemática em sala de aula, o que nos faz perguntar sobre as razões pelas quais as pesquisas stricto sensu brasileiras em Investigação Matemática na Educação Matemática têm priorizado estudos empíricos em detrimento de estudos teóricos.
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