Focos das Pesquisas stricto sensu Brasileiras em Investigação Matemática na Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2025.1220

Palavras-chave:

Filosofia da Educação Matemática, Fenomenologia, Investigação Matemática

Resumo

Neste artigo nos interessamos pelos focos das pesquisas stricto sensu brasileiras que tematizaram a Investigação Matemática na Educação Matemática, publicadas no período de 2014 a 2023. Com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa fenomenológica-hermenêutica, conduzimo-lo com a seguinte interrogação: o que focam as pesquisas stricto sensu brasileiras em Investigação Matemática na Educação Matemática? Como desfecho os focos convergem para cinco temáticas: contribuições da Investigação Matemática; estratégias adotadas por alunos e professores no uso da Investigação Matemática em sala de aula; proposição de produtos educacionais pautados na Investigação Matemática; adoção da Investigação Matemática em sala de aula; e natureza e fundamentos da Investigação Matemática. Da análise é possível inferir que a maioria das pesquisas foca em aspectos da prática pedagógica com a Investigação Matemática em sala de aula, o que nos faz perguntar sobre as razões pelas quais as pesquisas stricto sensu brasileiras em Investigação Matemática na Educação Matemática têm priorizado estudos empíricos em detrimento de estudos teóricos.

Biografia do Autor

Suzana Arieli Fernandes, Universidade Estadual do Paraná

Aluna da Licenciatura em Matemática.

Paulo Wichnoski, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática. Mestre em Ensino. Licenciado em Matemática. Professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro líder do grupo de pesquisa Investigação Matemática na Educação Matemática (IMEM). 

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Publicado

29-09-2025

Como Citar

FERNANDES, S. A.; WICHNOSKI, P. Focos das Pesquisas stricto sensu Brasileiras em Investigação Matemática na Educação Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 86, p. 101–121, 2025. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2025.1220. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/1220. Acesso em: 3 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos