Contribuições de Paulo Freire para uma compreensão do trabalho com a modelagem na formação inicial de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.12Palavras-chave:
Educação Matemática, Autonomia, Licenciatura em Matemática, Diálogo, Formação de ProfessoresResumo
A Modelagem é vista como um dos caminhos para os processos de ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas de Educação Básica. Diante desse cenário, estudos apontam a importância, para o futuro professor de Matemática, do contato com a Modelagem em sua formação inicial. Nesse sentido, esse artigo1 tem como objetivo apresentar contribuições de parte da obra de Paulo Freire para uma compreensão do trabalho com a Modelagem na formação inicial de professores de Matemática. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados em uma disciplina obrigatória do curso de Licenciatura. Nesse cenário, identifiquei como o trabalho com a Modelagem nos cursos de Licenciatura em Matemática suscita a insegurança, mas também pode contribuir para o exercício da autonomia dos futuros professores de Matemática. Ainda destaco que o desenvolvimento de Projetos de Modelagem, nesse contexto, pode contribuir para reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem de Matemática, considerando questões como criticidade, o papel da Matemática na sociedade, ser participante ativo da construção do conhecimento, exercício da cidadania e autonomia na Educação Básica.
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