Contribuições de Paulo Freire para uma compreensão do trabalho com a modelagem na formação inicial de professores de matemática

Autores

  • Ana Paula dos Santos Malheiros Professora, IBILCE – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.12

Palavras-chave:

Educação Matemática, Autonomia, Licenciatura em Matemática, Diálogo, Formação de Professores

Resumo

A Modelagem é vista como um dos caminhos para os processos de ensino e aprendizagem  de Matemática nas escolas de Educação Básica. Diante desse cenário, estudos apontam a importância, para o futuro professor de Matemática, do contato com a Modelagem em sua formação inicial. Nesse sentido, esse artigotem como objetivo apresentar contribuições de parte da obra de Paulo Freire para uma compreensão do trabalho com a Modelagem na formação inicial de professores de Matemática. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados em uma disciplina obrigatória do curso de Licenciatura. Nesse cenário, identifiquei como o trabalho com a Modelagem nos cursos de Licenciatura em Matemática suscita a insegurança, mas também pode contribuir para o exercício da autonomia dos futuros professores de Matemática. Ainda destaco que o desenvolvimento de Projetos de Modelagem, nesse contexto, pode contribuir para reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem de Matemática, considerando questões como criticidade, o papel da Matemática na sociedade, ser participante ativo da construção do conhecimento, exercício da cidadania e autonomia na Educação Básica.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. O Método nas Ciências Sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2ª reimpressão da 2ª edição. São Paulo: Pioneira, 2001. p.107-188.

ARAÚJO, J. L.; BORBA, M. C. Construindo Pesquisas Coletivamente em Educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAUJO, J. L. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.25-45.

BARBOSA, J. C. As Relações dos Professores com a Modelagem Matemática. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... ENEM. Recife, PE. 2004.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: Concepções e Experiências de Futuros Professores. 2001. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.

BASSANEZZI, R. C. Modelagem Matemática: uma disciplina emergente nos programas de formação de professores. 1999. Disponível em [http://www.ime.unicamp.br/~biomat/bio9art_1.pdf], Acesso em 26 de outubro de 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio, v. 2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e

Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 49ª Reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma Pedagogia da Pergunta. 7ª Edição Rev. Ampliada. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 13ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

MALHEIROS, A. P. S. Diálogos entre Modelagem e Paulo Freire: possibilidades para a sala de aula. In: Conferência Nacional de Modelagem em Educação Matemática, 8 (VIII CNMEM). 2013. Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: UNIFRA, 2013. V. único.

MALHEIROS, A. P. S. Delineando Convergências entre Investigação Temática e Modelagem Matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, 5 (V SIPEM). 2012. Petrópolis, RJ. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2012. V. único

MALHEIROS, A. P. S. Educação Matemática online: a elaboração de projetos de Modelagem Matemática. 2008. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro - SP, 2008.

OLIVEIRA, A. M. P. Modelagem Matemática e as tensões nos discursos dos professores. 2010. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) Universidade Federal da Bahia, Instituto de Física. Universidade Estadual de Feira de Santana. Salvador, 2010.

OLIVEIRA, A. M. P. As análises dos futuros professores sobre suas primeiras experiências com Modelagem Matemática. In: BARBOSA, J.C.; CALDEIRA, A.D.; ARAÚJO, J.L. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Pesquisas e Práticas Educacionais. Recife: SBEM, 2007. p. 215-232. (Biblioteca do Educador Matemático). V.3.

SILVEIRA, E.; CALDEIRA, A. D. Modelagem na sala de aula: resistências e obstáculos. Bolema. Rio Claro, SP. V. 26, n° 43, pp. 249-275. Ago. 2012.

Downloads

Publicado

01-01-2014

Como Citar

SANTOS MALHEIROS, A. P. dos . Contribuições de Paulo Freire para uma compreensão do trabalho com a modelagem na formação inicial de professores de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 64, p. 46–56, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.12. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/12. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos