Contribuições de Paulo Freire para uma compreensão do trabalho com a modelagem na formação inicial de professores de matemática

Autores

  • Ana Paula dos Santos Malheiros Professora, IBILCE – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.12

Palavras-chave:

Educação Matemática, Autonomia, Licenciatura em Matemática, Diálogo, Formação de Professores

Resumo

A Modelagem é vista como um dos caminhos para os processos de ensino e aprendizagem  de Matemática nas escolas de Educação Básica. Diante desse cenário, estudos apontam a importância, para o futuro professor de Matemática, do contato com a Modelagem em sua formação inicial. Nesse sentido, esse artigotem como objetivo apresentar contribuições de parte da obra de Paulo Freire para uma compreensão do trabalho com a Modelagem na formação inicial de professores de Matemática. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados em uma disciplina obrigatória do curso de Licenciatura. Nesse cenário, identifiquei como o trabalho com a Modelagem nos cursos de Licenciatura em Matemática suscita a insegurança, mas também pode contribuir para o exercício da autonomia dos futuros professores de Matemática. Ainda destaco que o desenvolvimento de Projetos de Modelagem, nesse contexto, pode contribuir para reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem de Matemática, considerando questões como criticidade, o papel da Matemática na sociedade, ser participante ativo da construção do conhecimento, exercício da cidadania e autonomia na Educação Básica.

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Publicado

01-01-2014

Como Citar

SANTOS MALHEIROS, A. P. dos . Contribuições de Paulo Freire para uma compreensão do trabalho com a modelagem na formação inicial de professores de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 64, p. 46–56, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.12. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/12. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos