Investigando a propriedade de rigidez do triângulo com estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2025.1168Palavras-chave:
Rigidez do Triângulo, Ensino Médio, Materiais ManipuláveisResumo
Este artigo apresenta uma investigação inserida no âmbito do projeto “Desenvolvimento de Práticas em Matemática: intervenções nos processos de ensino e de aprendizagem na educação básica por meio do curso matem@tica na pr@tica” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, a qual teve por objetivo verificar as possíveis contribuições da utilização de materiais manipuláveis e atividades investigativas na construção de conceitos geométricos, em particular, relacionado a propriedade de rigidez do triângulo. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, onde foi empregado a investigação matemática como estratégia pedagógica, com uma turma de 2º Ano do Ensino Médio, de uma escola pública no estadual situada na região da Chapada Diamantina/BA. Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise do conteúdo em duas vertentes: (a) a propriedade rigidez do triângulo e (b) o experimento didático – construção de uma ponte de palito de picolé. Os resultados apontam que o material construído favoreceu a identificação da propriedade de rigidez do triângulo e as atividades investigativa proporcionou aos estudantes ampliar seus conhecimentos a respeito do triângulo e suas propriedades, permitindo-lhes compreender sua importância para o mundo real, dado suas infinitas aplicações na Construção Civil, Matemática, Física e outras áreas de conhecimento.
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