O papel do professor dos anos iniciais na produção dos discursos das crianças em atividades de modelagem matemática

Autores

  • Elizabeth Gomes Souza Professora, Universidade Federal do Pará
  • Ana Virginia de Almeida Luna Professora, Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Larissa Borges de Souza Lima

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.11

Palavras-chave:

Modelagem, Anos iniciais, Aprendizagem, Participação, Discurso

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como o professor exerce seu papel de orientador dos discursos a serem produzidos pelas crianças em uma atividade de modelagem matemática nos anos iniciais. Adotamos como aporte teórico, a perspectiva de aprendizagem como forma de participação, apresentado  por  Anna  Sfard,  bem  como,  alguns  de  seus  conceitos  teóricos.  A  trajetória metodológica adotada trata-se de uma abordagem qualitativa, por meio da observação, cujos resultados apontam três papéis que podem ser assumidos pelo professor na condução da produção discursiva dos alunos, ainda que seu discurso seja o discurso líder nessas atividades.

Referências

ANGROSINO, M.V. Recontextualizing observation: ethnography, pedagogy, and the prospects for a progressive political agenda. In: DENZIN, N.K; LINCOLN. Y.S (Org.). The sage handbook of qualitative research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2005. p. 729-745.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e a Perspectiva Sócio-crítica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2, 2003, Santos. Anais... Santos: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2003. 1 CD-ROM.

BARBOSA, J.C.; SILVA, J.N.D. Modelagem matemática e as discussões técnicas na interação entre professores e alunos. Boletim do GEPEM, v. 59, n. 2, p. 35-51,2011.

BURAK, D.; KLÜBER, E.T. Modelagem Matemática na educação básica numa perspectiva de educação matemática. In: Educação Matemática: reflexões e ações. Curitiba: Editora CRV, p.147-166, 2011.

CALDEIRA, A.D. Etnomatemática e suas relações com a educação matemática na infância. In: BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007. p. 81-98.

CHARMAZ, K. Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2006.

DENZIN, N.K; LINCOLN. Y.S (Ed.). The sage handbook of qualitative research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2005. p. 675-728.

LAMON, S.J. Modelling. In: Elementar School: Helping Young Students to See the World mathematically. In.: LAMON. S.J; PARKER, WILLARD. A.P; HOSTON. KEN (Org). Mathematical Modelling: a way of life. ICTMA 11. Horwood Publising. Chichester, 2003, p. 19-33.

LUNA, A.V.A.; SOUZA, E.G.;SANTIAGO, A.R.C.M. A Modelagem Matemática nas Séries Iniciais: o germén da criticidade. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia,2, 135-157, 2009.

OLIVEIRA, A. M. P; CAMPOS, I. S.; SILVA, M. S. As estratégias do professor para desenvolver modelagem matemática em sala de aula. Boletim do GEPEM, v.55, n. 3, p. 175-192, 2009.

OREY, D. C; ROSA, M. A dimensão crítica da modelagem matemática: ensinando para a eficiência sociocrítica. Horizontes, v. 25, n. 2, p. 197-206, 2007.

SFARD. A. Thinking as communicating: human development, the growth of discourses, and mathematizing. Cambridge university press, 2008.

SILVA, V.S; KLUBER, T.E. Um olhar pedagógico sobrea Modelagem Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA. 2. 2011, Irati. Anais... Irati: Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, 2011.

SOUZA, E.G.; BARBOSA, J. C. Modelar matematicamente uma situação-problema: um enfoque participacionista.In.: CONFERÊNCIA NACIONAL DE MODELAGEM MATEMÁTICA, 6.,2009, Londrina. Anais... Paraná, 2009, 1 CD-ROM.

SKOVSMOSE. O. Educação Matemática Crítica : a questão da democracia. Campinas: Papirus,2001.

WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning, and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.

Downloads

Publicado

01-01-2014

Como Citar

GOMES SOUZA, E. .; ALMEIDA LUNA, A. V. de .; SOUZA LIMA, L. B. de. O papel do professor dos anos iniciais na produção dos discursos das crianças em atividades de modelagem matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 64, p. 34–45, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.11. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/11. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos