Trabalhando a ideia de fração na cultura da antiga civilização egípcia

Autores

  • Edmar Luiz Gomes Júnior Instituto Federal de Minas Gerais
  • Davidson Paulo de Oliveira Azevedo Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.108

Palavras-chave:

História da Matemática, Frações, Frações Egípcias, Ensino Fundamental

Resumo

A tarefa apresentada a seguir foi elaborada originalmente para ser trabalhada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, adaptando uma situação da antiga civilização egípcia que trabalhava geralmente com frações unitárias, no intuito de promover um ambiente possivelmente capaz de estimular os alunos a analisar e discutir sobre a ideia inicial de frações, tratando-se assim de uma sugestão para a sala de aula.

Referências

BERTONI, N. E. Número fracionário: primórdios esclarecedores. Rio Claro: SBHMat, História da Matemática para Professores. 2005.

HERODOTUS. Histories. Ed. A.D. Godley, Vol I. LCL. New York: G.P. Putnam’s Son; London: Heinemann, 1920.

HIRST, J. J In BEBDERITTER, T. The Osirisnet Project. Switzerland. 2010. Disponível em: <http://www.osirisnet.net/tombes/nobles/djeserkareseneb38/e_djeserkareseneb_03.htm>. Acesso em: 16 mar. 2016.

KATZ, V. J. A history of mathematics. New York, Addison Wesley, 3.ed., 2008.

MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da História da Matemática em questão:argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké. v.5, n.8, p.73-115. 1997.

ROBINS, G.; SHUTE, C. The Rhind mathematical papyrus: an ancient Egyptian text. Michigan. British Museum Publications. 1987.

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

GOMES JÚNIOR, E. L. .; OLIVEIRA AZEVEDO, D. P. de . Trabalhando a ideia de fração na cultura da antiga civilização egípcia. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 170–175, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.108. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/108. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para aula