Estratégias e Aplicações Pedagógicas para Ensino de Números Complexos: uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

Palavras-chave:

Números Complexos, aplicações, estratégias didático-pedagógicas, ensino de Matemática

Resumo

O estudo de Números Complexos é pré-requisito para outros conteúdos dentro e fora da Matemática e, especialmente em disciplinas de Cursos Técnicos. Essa capilaridade faz elevar o grau de importância do ensino desse conteúdo e, por isso, importa conhecer como a comunidade científica da Educação Matemática vem relatando estratégias pedagógicas para ensino e aplicação, em especial, no âmbito técnico. Motivados por este contexto, buscamos em uma Revisão Sistemática de Literatura verificar e discutir quais estratégias para ensino de Números Complexos e apresentação ou indicação de aplicações vêm sendo implementadas em sala de aula em Cursos Técnicos. Dezenove trabalhos atenderam ao protocolo desenhado, e apresentaram os seguintes resultados: Quanto às estratégias de ensino, houve valorização da história, de metodologias ativas visuais e manipulativas, uso de tecnologias digitais e, de modo geral, não dissociação da forma geométrica da algébrica. Quanto às aplicações, os autores indicaram usos em eletricidade, termodinâmica, aerodinâmica e circuitos de correntes alternadas, por exemplo.

Biografia do Autor

Thaís Elisa Abreu Pacheco, Iffluminense/Ifes

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Ifes (atual); Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF/PROFMAT (2013); Pós-graduação em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2014); Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atuação profissional: Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) campus Campos Guarus em regime de dedicação exclusiva desde 2014, com atuação docente na Engenharia Ambiental e nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - em Meio Ambiente e em Eletrônica. É representante docente no Conselho Superior da Instituição e membra do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Eletrônica. Atuou na gestão entre 2020 e 2022 como coordenadora do Ensino Médio Integrado em Eletrônica - Regular e Proeja e atuou como representante docente em diversas comissões. Também possui experiência profissional comprovada, até 2014, nos segmentos fundamentais e no ensino médio em escolas particulares, em redes municipais de ensino e na rede estadual do Rio de Janeiro, e em diversas disciplinas da licenciatura em Matemática do CEDERJ/UFF entre 2009 e 2014. Atualmente é coordenadora do projeto de pesquisa-ensino-extensão IFF SUSTENTÁVEL cujo objetivo é promover e incentivar ações sustentáveis, envolvendo Educação Ambiental, Matemática Financeira e Sustentabilidade. Atualmente os interesses de pesquisa estão concentrados na necessidade da reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos com Ensino Médio Integrado e adequação destes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pesquisas que estão concentradas em interdisciplinaridade, contextualização e resolução de problemas a partir do contexto dos estudantes, pesquisando sobre o uso da abordagem Lesson Study na formação inicial de professores.

Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, doutorado em Psicologia da Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, pós-doutorado em Resolução de Problemas de Matemática na Universidade de Lisboa - Portugal, pós-doutorado em Números Racionais e 4A-Instructional Model na Rutgers University - Newark - USA, pós-doutorado em Frações pela Rutgers University - Newark - USA. Professora titular de Matemática e docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Ifes. Foi Coordenadora Geral de Pesquisa e Extensão do Cefor - Reitoria - Ifes, Coordenadora Administrativa do Mestrado em Educação Agrícola UFRRJ-Ifes, Coordenadora da pós-graduação em Engenharia de Produção do Campus Cariacica - Ifes. É pesquisadora bolsista da Fapes desde 2018. Na Educação Matemática atua, principalmente, na formação de professores por meio do Lesson Study e desenvolvimento de investigações sobre variáveis da Psicologia Cognitiva - habilidade matemática, representação mental, teoria computacional da mente, resolução de problemas e teorias de aprendizagem.

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Publicado

02-10-2025

Como Citar

ABREU PACHECO, T. E.; VEIGA FERREIRA DE SOUZA, M. A. Estratégias e Aplicações Pedagógicas para Ensino de Números Complexos: uma Revisão Sistemática de Literatura. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 86, p. 149–172, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/1073. Acesso em: 3 out. 2025.

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Artigos