Museu Virtual: Pantógrafos e Homotetia em aulas de Matemática

Autores

  • Soraya Barcellos Izar

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.107

Palavras-chave:

Proposta de atividades, Pantógrafos, Aplicativos Dinâmicos, Transformações Pontuais, Ensino Fundamental

Resumo

O objetivo deste artigo é sugerir possibilidades de uso de atividades para uma aula de geometria direcionada a alunos do 7° ano (11-13 anos) do ensino fundamental, integrando recursos dinâmicos com a observação orientada e mediada pelo professor. Foram utilizados os applets de pantógrafos virtuais do site do Museu Universitário de História Natural e da Instrumentação Científica da Universidade de Modena e Reggio Emilia. A Homotetia foi a transformação plana escolhida por estimular a visualização da proporcionalidade entre duas figuras posicionadas em um determinado local do plano e a compreensão dos elementos e características da transformação: forma e tamanho da figura transformada em relação à figura original.

Referências

BAIRRAL, M. A. Discurso, Interação e Aprendizagem Matemática em Ambientes Virtuais a Distância. Rio de Janeiro: Edur, 2007.

BAIRRAL. M. A. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação e Educação Matemática. Vol. I. Rio de Janeiro: Edur, 2009.

FERREIRA, A. B. H.. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

IZAR, S. B., BAIRRAL, M. A. Aplicativos dinâmicos e cultura visual na exploração do conceito de homotetia. Revista Brasileira de Expressão Gráfica (RBEG), v. 4, n. 1, p. 1-19, 2016.

IZAR, S. B.; BAIRRAL, M. A. Ctrl C, Crtl V: alunos ampliando e reduzindo figuras no Paintbrush. Anais ... CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2013, Montevideo. Anais... Montevideo: Colégio Seminário, 2013. p. 6285-6292.

OLIVEIRA, M. K. de Vygotsky – Coleção Grandes Educadores. [Filme-vídeo]. Produção Régis Horta, direção de Régis Horta. São Paulo, Atta Midia e Educação, 2010. DVD, 45min. Color, som.

PRENSKY, M. Nativos e Imigrantes Digitais. MCB University Press, Vol. 9 No. 5, October 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf> Acesso: 03 dez. 2016.

RODRIGUES, M. H. W. L. Transformações Pontuais: Fundamentos, anotações e exercícios. Rio de Janeiro: (Apostila da disciplina Teoria do Desenho Geométrico II, oferecida na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro), 1997.

VELOSO, E. Geometria, temas atuais: materiais para professores. Instituto de Inovação Educacional. Lisboa. 1998.

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

BARCELLOS IZAR, S. . Museu Virtual: Pantógrafos e Homotetia em aulas de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 162–169, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.107. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/107. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para aula