Área como grandeza geométrica: um estudo no 6º ano por meio de materiais manipulativos e no Apprenti Géomètre 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.1067

Palavras-chave:

Área; Apprenti Géomètre; Materiais Manipulativos.

Resumo

A compreensão do conceito de área de figuras planas na educação básica é essencial para todo o cidadão, pois o utilizará em diversas situações do cotidiano. Além do mais, esse conceito perpassa todos os níveis de ensino nos currículos oficiais brasileiros. Contudo, pesquisas na área de educação matemática e avaliações do desempenho da aprendizagem indicam que estudantes do Ensino Fundamental e Médio apresentam dificuldades na apropriação desse conceito. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo analisar os procedimentos e as estratégias utilizados por estudantes do 6º ano do ensino fundamental na resolução de uma tarefa de comparação de área de figuras planas. A tarefa foi realizada com o auxílio de materiais manipulativos e do software de geometria Apprenti Géomètre 2. A partir dos resultados, o estudo busca diagnosticar as dificuldades que os estudantes apresentam em relação ao conceito de área e avaliar como esses recursos podem contribuir na resolução de problemas que envolvem esse conceito. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa com oito alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública do estado de Pernambuco. Os resultados demonstraram que, embora os recursos utilizados tenham contribuído para que os estudantes mobilizassem estratégias de decomposição, recomposição, sobreposição, movimentos de rotação, translação e reflexão para comparar as áreas das figuras, chegando por vezes a respostas corretas, ainda persistem dificuldades no entendimento do conceito de área. Observa-se que os estudantes não conseguem perceber que duas figuras podem ter a mesma área, independentemente da possibilidade de decompor e recompor uma delas para serem comparadas por sobreposição.

Biografia do Autor

Anderson Rodrigues, Universidade de Pernambuco -UPE - Campus Mata Norte

Doutor e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE). Especialista em Ensino de Matemática (FADIMAB), Metodologia do Ensino a Distância (Uninassau) e Língua Brasileira de Sinais (Libras) (FAEL). Graduado em Matemática pela FADIMAB e em Pedagogia pela FAEL. Possui uma trajetória profissional diversa, incluindo a função de Superintendente Municipal de Gestão Educacional no Município do Condado-PE e experiência como professor de Matemática em escolas públicas e privadas. No ensino superior, atuou como professor substituto da UFPE, lecionando nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática (presencial e a distância). Também colaborou como docente no Grupo Ser Educacional na área de Educação a Distância, ministrando aulas nos cursos de Pedagogia, Licenciatura em Matemática e em programas de Pós-graduação, além de elaborar materiais didático-pedagógicos. Na FADIMAB, foi professor dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, e coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática dessa instituição. Também atuou como docente no curso de Pós-graduação lato sensu em Fundamentos e Ensino de Matemática e em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa. Atualmente, é Professor Adjunto da UPE - Campus Mata Norte e integra o grupo de pesquisa em Ensino das Ciências e Matemáticas da UPE. Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática, com foco em Grandezas e Medidas, Geometria, Tecnologias Informáticas no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Tendências em Educação Matemática, Educação Matemática Inclusiva e Libras. É autor e organizador de diversas obras voltadas ao ensino e aprendizagem da matemática na educação básica.

José Cíciero dos Santos, Universidade de Pernambuco

Possui Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). Licenciado em Matemática, Física e Pedagogia. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (CMN), na Licenciatura em Matemática. Pesquisador do ensino e aprendizagem da matemática por meio da Resolução de Problemas e da Modelagem Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Didática da Matemática(GRUPEDIMA)/UPE. Elabora e avalia materiais didáticos de matemática para a Educação Básica. Atua na Formação de Professores que ensinam Matemática.

Marilene Rosa dos Santos, Universidade de Pernambuco

Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora-formadora da Prefeitura Municipal do Paulista/PE na área de matemática. Professora Adjunta e coordenadora do curso de licenciatura em matemática - UPE/Campus Mata Norte. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica/ UFPE(EDUMATEC). Professora permanente do Mestrado em Educação Inclusiva-PROFEI UPE. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Didática da Matemática(GRUPEDIMA)/UPE e o Semear/UFPE. Tem experiência na área de Educação Matemática e Formação de Professor.

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Publicado

24-12-2024

Como Citar

RODRIGUES, A.; CÍCIERO DOS SANTOS, J.; ROSA DOS SANTOS, M. Área como grandeza geométrica: um estudo no 6º ano por meio de materiais manipulativos e no Apprenti Géomètre 2. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 85, p. 104 – 130, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.1067. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/1067. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos