Autoconceito e Desempenho em Matemática: uma análise de relações

Autores

  • Renata Sossai Freitas Faria Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo
  • Luiz Henrique Lima Faria Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.105

Palavras-chave:

Autoconceito, Desempenho em Matemática, Influências

Resumo

Este estudo objetivou investigar possíveis influências do autoconceito acadêmico em relação à Matemática sobre o desempenho acadêmico em Matemática. Para tanto, foi aplicada uma escala de autoconceito a 608 alunos de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal do estado do Espírito Santo, Brasil. Foi possível, por meio da regressão linear de Pearson, verificar que o autoconceito (variável independente/explanatória) explica de forma significativa o comportamento do desempenho acadêmico em Matemática (variável dependente). Os resultados demonstraram existir influência significativa da variável explanatória sobre a variável dependente. O estudo foi apoiado, principalmente, na teoria sócio-cognitiva de Bandura e levado a cabo a partir de uma escala que mede o autoconceito em Matemática. Destaca-se, ainda, ser indicado, em estudos futuros, associar investigações qualitativas que verifiquem a força de outras variáveis, gerando a correlação significativa entre o autoconceito e o desempenho acadêmicos, bem como estudos que verifiquem a relação inversamente proporcional de alguns participantes (baixo autoconceito versus alto desempenho e alto autoconceito versus baixo desempenho).

 

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

FREITAS FARIA, R. S. .; FERREIRA DE SOUZA, M. A. V. .; LIMA FARIA, L. H. Autoconceito e Desempenho em Matemática: uma análise de relações. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 141 –, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.105. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/105. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos