Conhecimento matemático para o ensino das frações: um estudo desenvolvido com professores dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.104Palavras-chave:
Formação de professores, Conhecimento matemático para o ensino, Números racionais na representação fracionáriaResumo
Neste artigo busca-se identificar conhecimentos profissionais de professores que lecionam matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental a respeito das frações e seu ensino a partir da análise das respostas dadas a um questionário. Com o apoio dos estudos de Ball, Thames e Phelps (2008), que discutem a base de conhecimentos de professores para o ensino de Matemática, foi possível identificar que, de maneira geral, ao resolverem as questões as professoras utilizaram o esquema de partição e pareciam não reconhecer o significado da fração como divisão. As respostas das docentes também demonstraram o não domínio de outras noções importantes para o ensino de frações como a relação de ordem e a de equivalência. Além disso, não reconheceram a necessidade da conservação da unidade de referência para resolver as situações propostas. Mediante esses resultados, sugere-se um processo formativo que se inicie pela análise de situações que envolvem a relação parte-todo para, depois, articular os diferentes significados por meio de vivências de metodologias diversificadas e reflexões compartilhadas sobre as próprias práticas e sobre os processos de ensino e aprendizagem dessa temática.
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