Conhecimento matemático para o ensino das frações: um estudo desenvolvido com professores dos anos iniciais

Autores

  • Angélica da Fontoura Garcia Silva UNIAN
  • Ruy Cesar Pietropaolo UNIAN
  • Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro UNIAN

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.104

Palavras-chave:

Formação de professores, Conhecimento matemático para o ensino, Números racionais na representação fracionária

Resumo

Neste artigo busca-se identificar conhecimentos profissionais de professores que lecionam matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental a respeito das frações e seu ensino a partir da análise das respostas dadas a um questionário. Com o apoio dos estudos de Ball, Thames e Phelps (2008), que discutem a base de conhecimentos de professores para o ensino de Matemática, foi possível identificar que, de maneira geral, ao resolverem as questões as professoras utilizaram o esquema de partição e pareciam não reconhecer o significado da fração como divisão. As respostas das docentes também demonstraram o não domínio de outras noções importantes para o ensino de frações como a relação de ordem e a de equivalência. Além disso, não reconheceram a necessidade da conservação da unidade de referência para resolver as situações propostas. Mediante esses resultados, sugere-se um processo formativo que se inicie pela análise de situações que envolvem a relação parte-todo para, depois, articular os diferentes significados por meio de vivências de metodologias diversificadas e reflexões compartilhadas sobre as próprias práticas e sobre os processos de ensino e aprendizagem dessa temática.

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

GARCIA SILVA, A. da F. .; PIETROPAOLO, R. C. .; CARVALHO PINHEIRO, M. G. de . Conhecimento matemático para o ensino das frações: um estudo desenvolvido com professores dos anos iniciais . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 118 –, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.104. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/104. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos