O conceito de simetria e o ensino de Álgebra: analisando materiais curriculares da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.103Palavras-chave:
Simetria, Ensino de Álgebra, Análise Documental, Materiais CurricularesResumo
Fundamentado em uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo compreender como o conceito de simetria se manifesta na Álgebra escolar, o presente artigo se propõe a apresentar e a discutir os principais resultados do referido estudo. A pesquisa foi desenvolvida tomando-se por objeto de análise materiais curriculares elaborados para a Educação Básica. Utilizando-se da análise de conteúdo como ferramenta metodológica, identificaram-se poucas manifestações do conceito de simetria relacionado em situações de ensino voltadas para o campo da Álgebra. Destaca-se, entre os resultados, a potencialidade de contemplar o conceito de simetria quando do estudo da função polinomial do segundo grau, possibilitando uma articulação entre a Geometria e a Álgebra, ao tomar as relações entre as raízes da função e o eixo de simetria e as propriedades da parábola.
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