O conceito de simetria e o ensino de Álgebra: analisando materiais curriculares da Educação Básica

Autores

  • Bárbara Passadore de Oliveira Universidade Federal do ABC
  • Alessandro Jacques Ribeiro Universidade Federal do ABC
  • Arthur B Powell Rutgers University

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.103

Palavras-chave:

Simetria, Ensino de Álgebra, Análise Documental, Materiais Curriculares

Resumo

Fundamentado em uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo compreender como o conceito de simetria se manifesta na Álgebra escolar, o presente artigo se propõe a apresentar e a discutir os principais resultados do referido estudo. A pesquisa foi desenvolvida tomando-se por objeto de análise materiais curriculares elaborados para a Educação Básica. Utilizando-se da análise de conteúdo como ferramenta metodológica, identificaram-se poucas manifestações do conceito de simetria relacionado em situações de ensino voltadas para o campo da Álgebra. Destaca-se, entre os resultados, a potencialidade de contemplar o conceito de simetria quando do estudo da função polinomial do segundo grau, possibilitando uma articulação entre a Geometria e a Álgebra, ao tomar as relações entre as raízes da função e o eixo de simetria e as propriedades da parábola.    

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

PASSADORE DE OLIVEIRA , B. .; JACQUES RIBEIRO, A. .; POWELL, A. B. . O conceito de simetria e o ensino de Álgebra: analisando materiais curriculares da Educação Básica . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 105–117, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.103. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/103. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos