Oportunidades de aprendizagens docentes ao utilizar materiais curriculares educativos

Autores

  • Jamile Vilas Boas Instituto Federal da Bahia
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.102

Palavras-chave:

Materiais curriculares educativos, Oportunidade de aprendizagem, Ensino de matemática

Resumo

Este estudo tem o objetivo de caracterizar oportunidades de aprendizagens identificadas por professores de Matemática ao utilizar materiais curriculares educativos, ou seja, materiais didáticos que, além de visar o aprendizado do aluno, possuem elementos que visam a aprendizagem do professor. Para isso, duas professoras foram entrevistadas após utilizar estes materiais nas suas práticas pedagógicas. A partir da análise dos dados, foi possível caracterizar oportunidades de aprendizagens relacionadas à abordagem comunicativa na sala de aula, oportunidades de aprendizagens relacionadas aos cenários para investigação e relacionadas ao desenvolvimento profissional.

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

BOAS, J. V. .; CERQUEIRA BARBOSA, J. . Oportunidades de aprendizagens docentes ao utilizar materiais curriculares educativos . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 91–104, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.102. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos