Materiais manipuláveis e repertório compartilhado em aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria

Autores

  • Jamerson dos Santos Pereira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Andréia Maria Pereira de Oliveira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.101

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Materiais manipuláveis, Repertório compartilhado

Resumo

Neste artigo, analisamos o repertório compartilhado no desenvolvimento de uma tarefa em aulas de Matemática que abordaram tópicos de geometria, na qual foram utilizados materiais manipuláveis. Utilizamos, como lente teórica na compreensão do objeto de estudo e discussão dos dados, a perspectiva da aprendizagem situada segundo Jean Lave e Etienne Wenger. Os dados foram coletados, principalmente, por meio da observação, entrevistas e registros dos estudantes. Os resultados apontam que os participantes apresentam modos compartilhados de participar, tornando comuns os elementos do repertório dispensado pela prática social. A partir da pesquisa, algumas situações de compartilhamento foram delineadas: compartilhamento de símbolos, expressões e termos geométricos e Tentativas compartilhadas de ajustar a fórmula do Teorema de Pitágoras.

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

SANTOS PEREIRA , J. dos .; PEREIRA DE OLIVEIRA , A. M. . Materiais manipuláveis e repertório compartilhado em aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 80–90, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.101. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/101. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos