Ambientes de Geometria Dinâmica no ensino de demonstrações geométricas: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.1003

Palavras-chave:

Demonstrações geométricas, Geometria Dinâmica, Revisão de Literatura, Ensino

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa bibliográfica buscando identificar e analisar as pesquisas publicadas, tanto de abrangência nacional como internacional, envolvendo a temática do ensino de demonstrações geométricas com o auxílio de ambientes de geometria dinâmica. Para atingir este objetivo, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura envolvendo publicações em português, inglês e espanhol, de modo a conseguir uma abrangência de resultados significativos que torne a pesquisa consistente e confiável. A análise realizada teve caráter predominantemente qualitativo, visando ressaltar a relevância das atividades propostas e da metodologia empregada nas pesquisas encontradas. Os resultados mostram que a produção nacional sobre este tema é equiparável às produções internacionais, e que o ambiente de geometria dinâmica mais utilizado pelos professores e pesquisadores da área de ensino de matemática é o software GeoGebra. Além disso, esta revisão de literatura mostra que existem poucas publicações que se baseiam em atividades que realmente aproveitam o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para produzir conhecimentos sobre demonstrações geométricas a partir da interação dos próprios estudantes com o software, fator determinante para a construção do próprio conhecimento, evidenciando assim a necessidade de novas pesquisas sobre o tema.

Biografia do Autor

Ricardo Silva Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS campus Restinga

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Restinga. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (UFRGS).

Josias Neubert Savóis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS campus Osório

Possui graduação em Matemática pela Faculdade Cenecista de Osório (2007) e Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(IFRS). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática. Atua como docente desde 2008. Desenvolve projetos de preparação para as olimpíadas de matemática com alunos do ensino médio, e projetos de ensino de matemática usando a metodologia Resolução de Problemas aliada ao uso de softwares de matemática, com alunos do curso de Licenciatura em matemática do IFRS – campus Osório.

Márcia Rodrigues Notare, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Pesquisa os potencias cognitivos das tecnologias digitais na Educação Matemática e os processos de apropriação tecnológica na formação do professor de Matemática. Atua no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS e no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS e do Curso de Especialização em Matemática-Mídias Digitais-Didática: tripé para a formação do professor de Matemática.

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Publicado

24-12-2024

Como Citar

SILVA RIBEIRO, R.; NEUBERT SAVÓIS, J.; RODRIGUES NOTARE, M. . Ambientes de Geometria Dinâmica no ensino de demonstrações geométricas: uma revisão sistemática de literatura. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 85, p. 76–103, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.1003. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/1003. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos