Matemática Específica da Ação do Sujeito-Professor(a): Entre o Poder e o Saber
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.1000Palavras-chave:
Discurso, Matemática escolar, Educação BásicaResumo
Este artigo teve por objetivo inventariar e problematizar a matemática específica da ação do sujeito-professor que atua na Educação Básica em uma relação de movimento em que poderes e saberes estão entrelaçados. Para tanto, mobilizou-se algumas ferramentas conceituais propostas por Foucault. Optou-se pela análise do corpus constituído pelo conjunto de 27 artigos científicos que versam sobre o macrotema conhecimento matemático publicados nos periódicos Boletim de Educação Matemática (Bolema) e Educação Matemática Pesquisa (EMP) entre 2019 e 2023. Desse montante, apenas 12 apresentavam diretamente elementos da matemática específica da ação do sujeito-professor. Ao sermos afetados pelos discursos que circulam nas pesquisas da área, apoiamo-nos em quatro princípios que direcionam a análise do discurso como ferramenta metodológica, a saber: inversão, descontinuidade, especificidade e exterioridade. De maneira geral, as atuações performativas apresentadas neste artigo tomam o poder como uma instância produtiva, fabricante de subjetividades. Há uma relação de movimento entre o sujeito-professor e os saberes. O sujeito-professor produz saberes e é produzido por eles. A trama discursiva faz com que saberes e verdades sejam instituídos, tomando como referência a dimensão normativa do currículo. São essas as forças que se imbricam e interferem na organização curricular da matemática escolar.
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