Matemática Específica da Ação do Sujeito-Professor(a): Entre o Poder e o Saber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.1000

Palavras-chave:

Discurso, Matemática escolar, Educação Básica

Resumo

Este artigo teve por objetivo inventariar e problematizar a matemática específica da ação do sujeito-professor que atua na Educação Básica em uma relação de movimento em que poderes e saberes estão entrelaçados.  Para tanto, mobilizou-se algumas ferramentas conceituais propostas por Foucault. Optou-se pela análise do corpus constituído pelo conjunto de 27 artigos científicos que versam sobre o macrotema conhecimento matemático publicados nos periódicos Boletim de Educação Matemática (Bolema) e Educação Matemática Pesquisa (EMP) entre 2019 e 2023. Desse montante, apenas 12 apresentavam diretamente elementos da matemática específica da ação do sujeito-professor. Ao sermos afetados pelos discursos que circulam nas pesquisas da área, apoiamo-nos em quatro princípios que direcionam a análise do discurso como ferramenta metodológica, a saber: inversão, descontinuidade, especificidade e exterioridade. De maneira geral, as atuações performativas apresentadas neste artigo tomam o poder como uma instância produtiva, fabricante de subjetividades.  Há uma relação de movimento entre o sujeito-professor e os saberes. O sujeito-professor produz saberes e é produzido por eles. A trama discursiva faz com que saberes e verdades sejam instituídos, tomando como referência a dimensão normativa do currículo. São essas as forças que se imbricam e interferem na organização curricular da matemática escolar.

Biografia do Autor

Flávia Cristina de Macêdo Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), mestrado (2006) ), doutorado (2015) em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia.. É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS e colaboradora do mestrado profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade - CETENS/UFRB. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em formação de professores de matemática, trabalho colaborativo com professores de matemática, Modelagem Matemática, materiais curriculares educativos (MCE) e politicas públicas. Líder do Grupo do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação Matemática do Nordeste (NEPEMNE). Coordenadora do Grupo Colaborativo de Matemática e Educação (GCMEduc) Membro fundador do Grupo colaborativo Observatório de Educação Matemática - OEM vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É coordenadora do GT 19 Educação Matemática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Regional Nordeste (2020-2022/2022-2024). Atualmente, coordenadora adjunt do GT07- Formação de Professores que Ensinam Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)(2021-2024) e editora da ReviSem.

Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016). Desde 2005, é professora em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Ciência Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB). Tem experiência na área de Educação Matemática, cujas pesquisas são em Psicologia da Educação Matemática, Alfabetização Matemática, Análise de Erros, Matemática para o Ensino e grupos colaborativos. Atua na formação de professores que ensinam matemática. Atualmente tem coordenado o grupo de pesquisa PRACOMAT - Práticas Colaborativas em Matemática com objetivo de melhoria do ensino e da aprendizagem em matemática. Este grupo se apresenta em três frentes de pesquisa: 1) o Lesson Study e suas potencialidades; 2) reaprender matemática quando lidamos com a Educação Especial (Discalculia) na perspectiva da Inclusão e 3) Matemática para o Ensino. Desde 2019 está coordenando o projeto de pesquisa "Professores da Universidade e da Educação básica colaborando com o ensino de matemática", aprovado pelo CNPq.

Victor Augusto Giraldo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Victor Giraldo é Bacharel em Matemática (1991) e Mestre em Matemática Aplicada (1994) pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM-UFRJ), e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (2004) pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ), com estágio de doutoramento no Institute of Education, University of Warwick, Reino Unido. Atua em pesquisa em Educação, com ênfase em formação de professores, currículo e decolonialidade. Atualmente, é Professor Associado do IM-UFRJ, onde leciona desde 1992, sendo docente do curso de Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e coordenador do Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino (LaPraME). Na Instituição, já atuou também como Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática (1997 a 2000) e como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (2006 a 2011, e 2015 a 2020). Ocupa ainda o cargo de Assessor Especial da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É membro do GT de Educação Matemática (GT19) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e do GT de Formação de Professores que Ensinam Matemática (GT7) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

SANTANA, F. C. de M.; MENDUNI-BORTOLOTI , R. D. .; GIRALDO, V. A. Matemática Específica da Ação do Sujeito-Professor(a): Entre o Poder e o Saber. Boletim GEPEM, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 29–54, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.1000. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/1000. Acesso em: 21 dez. 2024.

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Artigos