A revista Ciência Hoje das Crianças em atividades de leitura e escrita em aulas de ciências: análise discursiva de uma metodologia de ensino em relação ao letramento científico

Autores

  • Tatiana Galieta Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carolina Suisso das Chagas Ferreira Escola Municipal José do Patrocínio

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.100

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Leitura e escrita, Letramento científico, Metodologia de ensino, Textos de divulgação científica

Resumo

No artigo descrevemos e analisamos uma metodologia de ensino (“Roda do conhecimento”) que tem como ponto de partida a leitura de textos de divulgação científica.  A partir do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso, investigamos as condições de produção e os processos de interpretação e autoria de textos por meio de entrevista com o professor e análise das produções escritas dos alunos. Os resultados apontam que os alunos não atingem o nível de repetição histórica que os constituiria como autores que mais reproduzem do que se posicionam frente aos textos lidos, o que compromete o letramento científico. Concluímos que a metodologia de ensino está limitada às fronteiras pré-estabelecidas do discurso científico escolar por estar inscrita em uma formação discursiva altamente estável, relacionada à autoridade do discurso científico, que é reforçada nas aulas de ciências por meio da restrição dos sentidos.

 

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

GALIETA, T. .; CHAGAS FERREIRA, C. S. das . A revista Ciência Hoje das Crianças em atividades de leitura e escrita em aulas de ciências: análise discursiva de uma metodologia de ensino em relação ao letramento científico. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 54–79, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.100. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/100. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos